Esta reunião tem como objetivo preparar a época balnear que se avizinha, discutindo todos os pontos que são importantes para o bom funcionamento das praias e dos concessionários.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, referiu que a Câmara Municipal vai estar sempre disponível para realizar esta reunião, para ouvir as pessoas envolvidas e preparar da melhor forma a época balnear. Acrescentou ainda, que as praias da Póvoa têm histórias e tradições, estão ligadas à cidade, dão vida à cidade e mexem muito com o turismo.

Em relação ao Plano de Ordenamento da Orla Costeira (Pooc), as alterações previstas não vão ser implementadas este ano e o Presidente da Câmara Municipal considera importante que todos os concessionários intervenham, dando a sua opinião e fazendo valer a sua palavra. Para já, as concessões vão prolongar-se por 5 anos, depois haverá concurso.

A Vereadora do Ambiente, Sílvia Costa, também esteve presente e lembrou que as praias da Póvoa são uma mais valia a vários níveis e têm sido reconhecidas e galardoadas. Disse ainda que a o Município vai tentar tornar as praias mais acessíveis, ou seja, fazer com que as pessoas com mobilidade reduzida possam chegar sem dificuldade ao areal.

Falou da qualidade da água, que é outro ponto fundamental e as praias poveiras têm também o galardão de Ouro da Quercus.

Os passadiços já construídos vieram valorizar a linha do mar e agora vão prolongar-se para Norte.

Sendo Vereadora do Ambiente, Sílvia Costa, pediu aos concessionários para estarem sensibilizados, no que toca aos resíduos que são deixados nas praias. É preciso haver a capacidade para se fazer a triagem desses resíduos e, com a parceria com a Lipor será mais fácil fazer esta triagem.

Relativamente à limpeza do areal o Município está disponível para a recolha dos resíduos.

Têm-se vindo a apostar cada vez mais na segurança na praia, é imprescindível que as pessoas se sintam seguras. Para tal, o Protocolo dos Nadadores Salvadores, apoia a formação dos mesmos.

José Marques Coelho, Capitão do Porto da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, reforçou a ideia de que as praias têm de ser locais seguros, antes da época balnear e durante. Por isso, a novidade este ano são as Zonas de Banhos. Estas zonas vão ser marcadas com duas bandeiras e vão servir, para que fora da época balnear os nadadores salvadores consigam de uma melhor forma controlar quem já usufrui das praias poveiras. Assim, juntando-se várias concessões haverá apenas uma zona para nadar e os esforços estão concentrados.

Áreas desportivas e recreativas vão ser diferenciadas das zonas onde as pessoas estão a apanhar sol ou a tomar banho.

Nesta reunião marcaram presença Eurico Martins, diretor da Delegação Norte da Docapesca, Rui Jorge, Delegado de Saúde, que alertou para os perigos dos alimentos e para a sua qualidade e técnicos da autarquia.