Uma novidade desta 26.ª edição do Correntes d’Escritas foi a apresentação, ao início da tarde de hoje, no Largo Dr. David Alves, de ReViraVerso, uma atuação de grupos folclóricos do concelho da Póvoa de Varzim.
Mas esta atuação foi uma estreia sendo que ao invés de apresentarem o seu reportório habitual, o Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais”, Rancho Folclórico de Aver-o-Mar, Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates e Rancho Folclórico de Sta. Eulália de Beiriz interpretam novas letras escritas por Cláudia Lucas Chéu, João Gobern, João Pedro Azul, Renato Filipe Cardoso, Rita Cruz e Rosa Alice Branco, com curadoria de Renato Filipe Cardoso.
Esta atuação foi a prova de que o antigo e o moderno podem e devem conviver em harmonia. Deste projeto, inusitado e arrojado, resultou também uma edição em livro, que reúne os velhos e novos poemas das canções ilustrados por Helena Zália, e foi distribuído pela assistência.
ReViraVerso é uma edição municipal que marca a reinvenção do Correntes d’Escritas nesta sua 26.ª edição, colocando em diálogo dois contextos culturais e artísticos artes que habitualmente não comunicam.
Recorde a 26.ª edição do Correntes d’Escritas no Portal, no Facebook e no Instagram. Veja a Conferência de Abertura e as Mesas de Debate aqui ou no Youtube. Consulte o Programa completo.