A comitiva de 45 pessoas, constituída por 35 atletas, um chefe de delegação, três responsáveis por grupos e, ainda, seis pais, partiram ontem de madrugada rumo a um dos mais conceituados Campeonatos do Mundo. Neste mini espetáculo os atletas apresentaram os equipamentos que vão utilizar durante a semana de competições e receberam, das mãos dos seus pais, os bilhetes de avião que os levariam a Phoenix (já chegaram ao destino).

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente na despedida, que decorreu no ginásio da Escola Secundária Rocha Peixoto. O autarca pediu a todos os atletas apenas uma coisa: que se divirtam. “Esta será uma experiência única para muitos de vós e, por isso, devem vivê-la intensamente. Não criem demasiadas expectativas quanto aos resultados. Vocês já são vencedores e ninguém aqui espera mais nada de vós a não ser que usufruam desta oportunidade. A Póvoa de Varzim está-vos grata pela dedicação a este desporto e pelo feito de representarem o concelho numa competição tão consagrada. Em novembro, na Gala Desportiva, ser-vos-á feita a devida homenagem”.

Jorge Pereira, responsável pelos RP Dancers, agradeceu o empenho dos pais ao longo dos últimos dois meses. Sem a sua ajuda não teria sido possível angariar a verba necessária para que todos pudessem participar. Foram realizados espetáculos, caminhadas, workshops, tudo para arrecadar a quantia monetária suficiente.

No entanto, o professor enalteceu o apoio do Presidente da Câmara que, desde a primeira hora, afirmou que a verba que faltasse seria financiada pelo município.

Os RP Dancers vão competir numa prova mundial de danças urbanas, o Hip Hop International. A lutar pelo ouro estarão mais de 4 mil bailarinos de 50 países. O Hip Hop International decorre durante a próxima semana em Phoenix, capital do estado americano do Arizona. Os poveiros vão competir nas vertentes de adultos (Originalz), juniores (RP Future) e megacrew (RP Nation).