Ontem, em Aguçadoura, de onde o atleta é natural, centenas de adeptos da modalidade, profissionais – como Tiago Machado e os gémeos Ivo e Rui Oliveira – e amadores, aceitaram o desafio e pedalaram a favor do MAPADI – Movimento de Apoio aos Pais e Amigos do Diminuído Intelectual, angariando €960. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, foi um dos amigos presentes. O autarca pedalou os 20 quilómetros mas antes agradeceu a disponibilidade de Rui Costa e de toda a sua família para ajudar as instituições poveiras. “Este ano o MAPADI foi a instituição escolhida e é sabido o trabalho extraordinário que lá é feito há 40 anos. A responsabilidade social é algo que o Rui Costa leva muito a sério e a Câmara Municipal não poderia deixar de apoiar este gesto. Ao mesmo tempo esta é uma oportunidade de passarmos algum tempo com o nosso campeão que tem uma vida tão preenchida no estrangeiro”.

Rui Costa agradeceu a presença de todos no evento, que já vai na sua 8ª edição. Quanto à época passada de Rui Costa, atualmente na formação da UAE Emirates, “poderia ter corrido melhor”. A temporada até arrancou de forma positiva, com um triunfo em Abu Dhabi, mas o ciclista lamentou não ter dado sequência às vitórias. Agora é tempo de pensar no futuro e na época que se avizinha. “Vou começar com uma prova que nunca fiz, na Austrália (Tour Down Under), e que será uma coisa diferente para mim. Depois, passarei por Omã e Tirreno-Adriático. Tenho treinado com muita dedicação para estar preparado e para que as coisas saiam bem”, partilhou.

A iniciativa contemplou, além do passeio de 20 quilómetros, uma vertente competitiva na parte de tarde. O Presidente da Câmara Municipal voltou a estar presente e entregou os prémios aos três primeiros classificados dos escalões mais jovens. O autarca voltou a dirigir-se aos munícipes fazendo questão de homenagear Rui Costa publicamente pelo seu altruísmo e pela forma como nunca esqueceu a sua terra, Aguçadoura, ao longo da carreira de imenso sucessso.

António Ramalho, Presidente da Direção do MAPADI, esteve também presente nesta cerimónia de entrega de prémios e não deixou de agradecer ao Campeão Mundial o gesto solidário de entregar as verbas angariadas em todas as edições do Circuito Amigos do Rui Costa a uma instituição poveira.