Cantor, compositor e guitarrista, começou a tocar harmónica aos seis anos. Mais tarde deixar-se-ia influenciar por B.B. King e Eric Clapton, e lançou, com vinte e três anos, o álbum que o projetou no panorama da música nacional, Ar de Rock. Dele fazia parte a faixa “Chico Fininho”, um dos maiores sucessos da obra de Rui Veloso e de Carlos Tê, seu letrista. Entre os seus restantes sucessos fazem parte “Porto Sentido”, “Não Há Estrelas No Céu”, “Sei de Uma Camponesa”, “A Paixão” (Segundo Nicolau da Viola) e “Porto Covo”.

Na década de 1990 integrou o Rio Grande, formado por Tim, João Gil, Jorge Palma e Vitorino, num estilo de música popular com influências alentejanas que alcançou uma considerável popularidade. Dessa experiência resultariam dois discos, um de originais em 1996, outro ao vivo, em 1998. Em 2000 lançou a compilação “O Melhor de Rui Veloso – 20 anos depois”, seguindo-se um disco de tributo dedicado ao seu álbum de estreia: “20 anos depois – Ar de Rock”. Em 2003, a mesma formação dos Rio Grande, mas sem Vitorino, voltou a juntar-se no projeto Cabeças no Ar, dedicado a canções nostálgicas que remontam aos tempos da escola, entre elas “O Primeiro Beijo”.

Regressou aos discos de originais, em 2005, com “A Espuma das Canções”. Em 2 de junho de 2006 atuou no Rock in Rio em Lisboa, precedendo os concertos de Carlos Santana e de Roger Waters. No mesmo ano comemorou vinte e cinco anos de carreira, ocasião brindada com três concertos, dois no Coliseu do Porto e um no Pavilhão Atlântico. Em 2008 colaborou com a banda Per7ume no tema Intervalo, que foi um record de vendas nacional. Em 2009 lançou o álbum Rui Veloso ao Vivo no Pavilhão Atlântico. No ano de 2010, o Rui Veloso, conhecido como “Pai do Rock Português” comemorou 30 anos de carreira com concertos no Coliseu de Lisboa e no Coliseu do Porto, esgotando ambos.

Será também neste último dia que terá lugar o Festival de Folclore da Póvoa de Varzim, às 17h30, com as seguintes participações: Grupo Folclórico Poveiro; Grupo de Danças e Cantares Os Camponeses de Navais; Rancho Folclórico de Averomar; Rancho Folclórico Santa Eulália de Beiriz; Rancho Folclórico do Centro Social de Amorim e Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aguçadoura.

Às 14h00, haverá um concerto pela Banda Musical da Póvoa de Varzim.