João Josias da Silva Barroso Machado, de Guimarães, comeu a sua francesinha poveira no restaurante Vela Atlântica e foi premiado com um fim-de-semana nas Pousadas de Portugal. Foram ainda extraídos dois suplentes: Jorge Fernando Tavares da Rocha, de Vila Nova de Gaia, que fez a sua refeição no mesmo estabelecimento, e Bruno Moreira dos Santos, da Trofa, que recolheu a sua ficha de participação n´O Nosso Café.

A tômbola do sorteio, que decorreu no Posto de Turismo, continha mais de 1650 fichas de participação, fichas estas que se encontram nos restaurantes aderentes aos Sabores Poveiros. Para participar, os clientes que efectuarem uma refeição num destes estabelecimentos e consumirem o prato em destaque naquele mês, só têm que preencher uma destas fichas e colocá-la na caixa que é, no final de cada mês, enviada para o Posto de Turismo para a realização do sorteio. No mês de Junho, o prato em destaque era a francesinha poveira.

A iniciativa Sabores Poveiros é uma organização da Câmara Municipal para promover a gastronomia e a restauração local. Os sorteios atribuem um fim-de-semana nas Pousadas de Portugal e realizam-se na primeira quarta-feira, após o primeiro fim-de-semana, de cada mês.