Póvoa de Varzim, 01.02.2008 - A partir de hoje os restaurantes aderentes aos “Sabores Poveiros” incluíram nas suas ementas o tradicional Cozido à Portuguesa.
É esta a receita escolhida pelo Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, organizador da iniciativa, para o mês de Fevereiro. Antes da entrada no período da Quaresma, a campanha convida-o a deliciar-se com um prato que privilegia a carne.
As diferenças na confecção desta iguaria estão essencialmente ligadas à preparação dos ingredientes. Nalguns casos a opção recai sobre os produtos frescos, noutras prefere-se a utilização de carnes de porco salgadas, o que obriga a que previamente se coloquem de molho e, noutros casos, ainda, recorre-se a uma marinada para acentuar o sabor… Seja de uma forma ou de outra, a Póvoa de Varzim convida-o a deliciar-se com mais esta sugestão nos restaurantes aderentes a esta campanha.
Para confeccionar esta iguaria, tão típica do nosso país, irá precisar dos seguintes ingredientes: pernil, orelha, rabo, costelas e cabeça de porco, carne de vaca, frango do campo, bacon e enchidos, penca, batatas e cenouras, vinho tinto, sal, alhos, loureiro e cominhos q.b.
Temperam-se as carnes de porco com vinho tinto, sal, alho, loureiro e cominhos q.b. e deixa-se marinar de um dia para o outro.
Num tacho com água deixam-se as carnes a cozer. Quando estiverem cozidas tiram-se da água e colocam-se os enchidos, as batatas às rodelas, as cenouras e, por fim, a penca já cortada e bem lavada. Prepara-se a travessa com as batatas, os legumes e as várias carnes, sendo guarnecido com arroz branco.
O sorteio referente à receita de Janeiro, Rojões e Papas de Sarrabulho, vai realizar-se na próxima quarta-feira, 6 de Fevereiro.