Concorreram a esta iniciativa, promovida anualmente pelo Município da Póvoa de Varzim, 17 estabelecimentos poveiros, tendo sido distinguidos os seguintes: Pastelaria Póvoa Doce (1.º classificado); Café Pérola do Mercado (2.º classificado); Padaria S. Domingos (3.º classificado); Padaria Independente (Prémio do Público).

A Vereadora do Pelouro do Turismo procedeu à entrega de prémios aos vencedores e destacou a vertente social e solidária deste prémio, que, este ano (ditou o sorteio entre as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho) irá permitir ao Centro Social e Paroquial de Terroso receber a totalidade da verba arrecadada com a venda de rabanadas concorrentes em edições anteriores e das senhas de prova das iguarias concorrentes este ano.

Para Lucinda Amorim, o Concurso “Delícia de Rabanada” tem como objetivo promover a consolidação deste doce poveiro como um dos ex-libris do nosso concelho e fomentar a sua comercialização, contribuindo para a difusão da tradição gastronómica poveira a nível regional e nacional.