Recebido pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, o governante e o autarca entregaram dezenas de diplomas a poveiros e vilacondenses que concluíram o nível básico e secundário.

O Programa Qualifica tem por objetivo melhorar os níveis de educação e formação dos adultos contribuindo para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos. Segundo Miguel Cabrita, “Qualifica é um programa nacional que foi uma prioridade para o Governo. Pretende melhorar o nível de formação dos adultos com escolaridade inferior ao 9º e 12º ano. E é gratificante marcar presença nesta cerimónia. O Centro Qualifica da Póvoa de Varzim é um centro novo, faz parte de um conjunto de centros que resultou do alargamento da rede que promovemos. Em 2015 tínhamos cerca de 230 centros a nível nacional e foi alargado para 300 Centros Qualifica”.

O Secretário de Estado do Emprego sublinhou que a qualificação de adultos é uma prioridade nacional, um ato de valorização das pessoas. “Vivemos um ciclo de confiança na economia e na nossa sociedade. Tem havido criação de empregos, as empresas estão a conseguir adaptar-se a mercados muito competitivos e isso é extremamente positivo”.

A entrega dos diplomas foi um dos eventos a fazer parte do programa de aniversário do Centro de Emprego da Póvoa de Varzim/ Vila do Conde.  O Instituto completou 45 anos ao serviço da comunidade e organizou uma série de atividades para assinalar o aniversário. E foi sobre estes 45 anos que Aires Pereira falou: “o Centro de Emprego, ao longo destas quatro décadas e meia, tem ajudado muitas pessoas a saírem do desemprego, a formarem-se e a qualificarem-se. O seu trabalho tem sido essencial, também, a muitas empresas no recrutamento de pessoas. É uma instituição relevante para os dois concelhos, com grande dinamismo e implantação local, e é uma efeméride feliz esta longevidade pautada pelo sucesso”. E o sucesso é avaliado pelas taxas de desemprego na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde. “Os números do desemprego têm refletido o dinamismo da economia e todo o contexto de confiança e de estabilidade que reina na sociedade portuguesa”.