O programa do evento foi apresentado esta tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Vereador da Mobilidade, Luís Ramos, e pela Vereadora do Ambiente, Sílvia Costa, que recordaram o trabalho autárquico feito desde a última vez em que se assinalou este evento – implementado pela União Europeia em 2002 – no nosso concelho, antes da pandemia, em 2019. Ora recorde abaixo, em vídeo, os melhores momentos do programa comemorativo da Semana Europeia da Mobilidade realizado em 2019:

Para este ano, o programa contempla 10 ações-chave que pretendem mobilizar e consciencializar a comunidade poveira para a importância de adotar novos comportamentos mais ambientalmente sustentáveis:

A Semana Europeia da Mobilidade na Póvoa de Varzim começa já esta quinta-feira com a inauguração do “Xeque-Bike, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem 2021 que disponibiliza aos jovens oportunidades sustentáveis para o seu dia-a-dia, com a instalação de abrigos para bicicletas na Escola Secundária Rocha Peixoto, assim a aquisição de equipamentos de ar livre e sala, para a dinamização de atividades relacionadas com xadrez.

Depois, a programação prevê o Concurso “Combina e Move-te!”, uma Sessão do Projeto “É Bom Pedalar Aqui!”, a Feira da Mobilidade, um Passeio de Bicicleta pelas ciclovias, uma Caminhada pela Mobilidade Verde em cada uma das nossas freguesias, os Jogos do Passo-Minuto e Pedalo-Minuto versus Automóvel, a apresentação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e, no último dia, o desafio “Vem para a Escola de Bicicleta”.