O dia 9 de abril, Domingo de Ramos, marca o início das celebrações da Semana Santa. Às 10h00 sai da Igreja Matriz a Procissão de Ramos que após 30 minutos, aproximadamente, chega à Igreja da Misericórdia onde é realizada a Bênção dos Ramos. Às 11h00, será celebrada, na Igreja Matriz, a Eucaristia Solene.

Na quarta-feira, 12, às 21h30, o Coral “Ensaio” e o Quarteto Verazin levam a cabo um Concerto Pascal, na Igreja Matriz.

Na Quinta-feira Santa, 13 de abril, à noite, as Igrejas e Capelas da cidade encontram-se ornamentadas e de portas abertas até às 24h00 para a tradicional visita da população. Nesse mesmo dia, à tarde, pelas 17h00, tem lugar a Celebração da Ceia do Senhor com realização de Missa Vespertina, Sermão do Mandato, Cerimónia do Lava-Pés e Procissão Eucarística.

Um dos momentos mais marcantes das solenidades da Semana Santa é a Procissão do Enterro do Senhor, na Sexta-feira Santa, 14 de abril, que sairá da Igreja Matriz às 22h00. A Celebração da Paixão do Senhor também se realiza na Sexta-feira Santa, às 15h00, através de Via-Sacra, Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz e Comunhão Eucarística.

No dia 15, Sábado Santo, às 22h00, decorre, na Igreja Matriz, a Vigília Pascal com celebração da Missa da Ressurreição, cumprindo-se os rituais da Bênção do Lume, Liturgia da Palavra, Glória, Liturgia Batismal, Bênção da água e renovação das promessas do Batismo e Liturgia Eucarística.

O Domingo de Páscoa tem início com uma Eucaristia Solene, às 9h30. Às 11h00, sai da Igreja Matriz a Procissão da Ressurreição e às 14h30 a Visita Pascal que deverá terminar às 19h00 com um Cortejo festivo dos Compassos Pascais da Praça do Almada para a Igreja Matriz, onde às 19h30 tem lugar uma Eucaristia.