O Seminário “Indústria 4.0: da Hotelaria e Turismo às artes criativas”, a realizar-se no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim a 19 de abril, é a primeira iniciativa a ter lugar no âmbito do FOP.

A Abertura do Secretariado do Seminário terá lugar às 13h30 e será assegurada pelo curso técnico de Receção da Escola Profissional de Esposende, seguindo-se, às 14h00, a Sessão de Abertura, com um ilustre painel de convidados, encabeçado pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

A iniciativa prossegue com um ciclo de conferências sobre o tema do turismo e as competências que a indústria 4.0 gera no mercado de trabalho, seguida de um Coffee-end, às 16h00, servido pelos alunos da Escola Profissional de Esposende e por formandos do MAPADI.

Direcionado a população jovem, nomeadamente a que frequenta as Escolas E.B. 2/3 e Secundárias, pais e encarregados de educação, centros de emprego e agentes ligados à formação profissional, meio empresarial e população em geral, o Seminário é uma iniciativa da Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) e da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), em articulação com o Pelouro da Coesão Social do Município da Póvoa de Varzim e as diferentes entidades parceiras.

Os interessados devem realizar a sua inscrição até 16 de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas aqui. Consulte todos os detalhes no programa final desta iniciativa.

Para além do seminário constam do programa do certame uma série de ações que têm como objetivo fornecer toda a informação existente relativamente a esta temática e esclarecer todas as dúvidas que possam existir sobre possíveis opções de Formação e Saídas Profissionais. As Escolas EB 2/3 de Rates e Beiriz irão receber uma demonstração do Grupo Cinotécnico da Guarda Nacional Republicana e no dia 30 de abril, a Escola EB 2/3 Cego do Maio promove uma demonstração do Grupo Cinotécnico da Polícia de Segurança Pública.

Seguir-se-ão mesas redondas nas Escolas Secundárias e EB 2/3 do concelho da Póvoa de Varzim e nas instalações das entidades parceiras, dirigidas a alunos do 9º e 12º ano, com a participação de profissionais de diversos setores de atividade (de 24 de abril a 10 de maio); o XIII Concurso de Piano da Póvoa de Varzim e Musical Aladino promovidos pela Associação Pró-Música – Escola de Música da Póvoa de Varzim (de 27 a 29 de abril e 5 de maio, respetivamente); sessões de esclarecimento/informação abertas à participação de encarregados de educação e população em geral (entre 19 de abril e 25 de maio); demonstração de meios, promovida pelo Exército Português/Escola de Serviços e demonstração de meios da Marinha e Autoridade Marítima Nacional, promovida por Marinha Portuguesa/Capitania do Porto da Póvoa de Varzim (2 de maio, na Escola E.B. 2/3 Flávio Gonçalves e 10 de maio, na Escola E.B. 2/3 de Aver-o-Mar); sessão de trabalho semanal do Grupo BNI WINNER, com participação de entidades parceiras do Fórum (2 de maio); mostra informativa sobre a temática “Formações e Opções Profissionais ao Longo da Vida” (3 a 5 de maio); 5º concurso de cocktails não alcoólicos da Proandi (4 de maio); Concurso DJ Solidário, promovido pela Escola Secundária Rocha Peixoto / Rocha Peixoto Rádio em parceria com a Escola Profissional de Esposende, e com os patrocínios de Grupo BNI Winner – Business Network Internacional/Póvoa de Varzim e MEGAENSAIO (5 de maio); Debate/ Fórum para uma orientação vocacional consciente, promovido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escola Campo Aberto e Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Rocha Peixoto (12 de maio) e edição da revista informativa Oferta Formativa 2018/196, a ser produzida pelo parceiro Mais Semanário em formato digital e em papel, com distribuição gratuita.

Fique a conhecer todos os pormenores do 15º Fórum de Formação e Opções Profissionais e consulte o programa completo. Para esclarecimento de dúvidas relativamente ao FOP e a qualquer iniciativa do mesmo pode contactar o 252 090 000 ou em alternativa o email forumsop@cm-pvarzim.pt.