No dia 23 de Novembro, quarta-feira, entre as 15h00 e as 18h00, terá lugar, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o Seminário “Que estratégias de consolidação/ crescimento para o sector da Restauração?”. Após a Sessão de Abertura, que contará com a presença de Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro do Turismo, haverá um primeiro painel com as seguintes intervenções: “A Gestão Profissional na Restauração como Factor de Sucesso” (Luís Correia, Coordenador da Unidade Técnico Científica de Hotelaria e Restauração do ESEIG, IPP) e “A Liderança e o Desenvolvimento de Equipas” (Manuel Salvador Araújo, Coordenador da Licenciatura de Recursos Humanos do ESEIG, IPP). “O Papel da Formação Face às Tendências da Restauração” (Paulo Vaz, Director da Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego, Turismo de Portugal) e “As Novas Tecnologias e a Comunicação Assertiva ao Serviço da Restauração” (Renato Cunha, Chefe de Cozinha e proprietário do Restaurante Ferrugem | V.N. Famalicão) serão os temas apresentados no segundo painel.

A intervenção dos diferentes especialistas irá contribuir, com certeza, para o esclarecimento e aprendizagem de diversos aspectos da área da restauração. A participação é gratuita, bastando para o efeito realizar a sua inscrição prévia, através do telefone 252 298 120 ou do email pturismo@cm-pvarzim.pt.

Nos dias 26 e 27 de Novembro, irá realizar-se mais um Fim-de-semana Gastronómico. Esta acção é dinamizada pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e tem como objectivo promover a Gastronomia Tradicional como um importante sector da oferta turística. Assim, durante esses dois dias, os pratos Pescada à Poveira e Rabanada à Poveira vão estar em destaque em 18 restaurantes que aderiram à iniciativa. E são eles: Bodegão, Costa, Estrela do Mar, Ibérica, Manjar dos Leitões, Marcelino, O Campino, O Nosso Café, O Pátio, Os Três Rapazes I, Os Três Rapazes II, Recife, Romero, Santo André, 31 de Janeiro, Vasco da Gama, Vela Atlântica, Veromar.

cartaz SP2011

No dia 3 de Dezembro, às 11h00, irá proceder-se à Entronização da Confraria “Sabores Poveiros”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A Pescada e a Rabanada à Poveira são os pratos a ser promovidos pelos seus membros. A sua actuação visa estudar, defender e divulgar os pratos tradicionais locais e a sua relação com o turismo, o artesanato, a arte, a ciência, a literatura e o ambiente, quer directamente, quer em complemento de outras actividades histórico-culturais, e promover e apoiar medidas tendentes à fixação das características básicas e típicas das receitas, procurando encaixar de forma harmoniosa a evolução natural dos conceitos gastronómicos.

No dia seguinte, às 16h00, no Posto de Turismo, realiza-se a XIV edição do concurso “Delícia de Rabanada. Esta será uma tarde deliciosa, visto que poderá provar e votar no seu doce preferido. Este “prato de prova” terá um custo simbólico que reverterá a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho através de um sorteio, ao final da tarde. Aqueles que votarem habilitam-se ao sorteio de uma versão da camisola poveira criada pelo estilista português Nuno Gama.

Esteja atento ao portal municipal e desfrute de todos os sabores que lhe vamos apresentando.