A Mesa de Abertura contou com a participação de Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Ana Amorim, membro da Comissão Executiva da Associação Metropolitana do Porto, e Luís Fernandes, Diretor do Centro de Formação da Associação de Escolas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

O Vereador da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim ressaltou que “o nosso concelho tem das melhores escolas do país”. Esse resultado é fruto do “trabalho de todos, pais, alunos, diretores, presidentes do conselho geral, funcionários, mas, sobretudo, dos professores”.

“Se forem muito bons no vosso trabalho, vamos ter uma sociedade muito boa. E é por isso que vocês são insubstituíveis, porque só há uma profissão que consegue mudar a vida de uma pessoa: a de professor. O futuro é hoje”, concluiu Luís Diamantino.

As Jornadas Educativas continuaram durante o dia de hoje com os painéis “As salas de aula têm futuro?”, “Onde estão as competências do século XXI?”, “Pedagogias e recursos digitais para as salas de aula” e “Inteligência emocional num mundo digital”.

O Município da Póvoa de Varzim realiza este evento, anualmente, com o objetivo de proporcionar um espaço para uma troca de experiências, reflexão e debate de ideias sobre novas abordagens de respostas promotoras do sucesso educativo dos alunos e que visam o combate ao insucesso escolar e abandono precoce do sistema educativo.