Assumindo que a Póvoa de Varzim é um território de cidadãos participativos com mérito reconhecido pela comunidade – sendo por isso um concelho que está, em vários domínios, na linha da frente das boas práticas e com reflexos nos níveis de competitividade e qualidade de vida – o Presidente da Câmara decidiu manter a tradição de há 28 anos de assinalar o Dia da Cidade como o Dia da Cidadania.

As distinções atribuídas são, portanto, uma forma de assinalar os cidadãos poveiros que melhor afirmam ou consolidam os valores de cidadania da nossa comunidade: Álvaro Tavares Moreira “pela forma superior como, ao longo de 12 anos, presidiu à Assembleia Municipal, bem como pela sua participação na gestão do nosso Varzim” e Aurelino Costa “pela relevância nacional em áreas tão diversas da vida cultural, como são as de autor, dizedor, ator, narrador e em todas estas facetas reconhecido como embaixador cultural da Póvoa de Varzim”.

A sessão começou com o hino da Póvoa de Varzim, solenemente interpretado pela Capela Marta, ao qual se seguiu a distinção de Aurelino Costa. O homenageado falou da emoção e espanto que o invadiram aquando do anúncio deste reconhecimento. No seu discurso, fez questão de se referir à sua terra natal, Argivai, que para si significa “memória viva” e, no final do mesmo, presenteou o público com a declamação da “Ladainha das Lanchas” de António Nobre, acompanhado pelo Coro Capela Marta, Ana Pereira ao violino, Filipe Costa ao violoncelo, Emanuel Machado ao trompete e Diogo Zão ao piano.

A este momento seguiu-se a homenagem a Álvaro Tavares Moreira que manifestou enorme honra pelo reconhecimento que recebeu com surpresa, revelando que sempre fez questão de “viver e trabalhar na minha cidade”, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da Póvoa de Varzim, a nível social, desportivo, político e económico. O ex Presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim fez questão ainda de, ao longo do seu discurso e de forma abnegada, aludir ao trabalho desenvolvido por membros do atual Executivo Municipal nas áreas que mais preza – ação social, cultura e educação – terminando com um agradecimento pessoal dirigido a Aires Pereira pela “visão estratégica” na gestão da nossa cidade.

No seu discurso, Aires Pereira evidenciou o facto de, graças ao presente que oferecemos, sermos uma cidade do futuro. Exemplo disso é o facto de a Póvoa de Varzim ter conseguido contrariar a tendência nacional e aumentar a sua população face à última década. Este facto, traz ao Município uma maior responsabilidade de gestão e de administração próximas do cidadão, seja a nível familiar ou empresarial, prestando um melhor e mais célere serviço; responsabilidade esta que o próprio, em nome do Executivo, manifestou estar em condições de conseguir continuar a honrá-la.