O Dia de Reis, a 6 de Janeiro é, por excelência, o dia em que se Cantam as Janeiras. Por isso, na sexta-feira, 6 de Janeiro, a JuveNorte apresentou-se em Lisboa, a convite da RTP e do Presidente da República para realizar dois eventos importantes. Pelo início da tarde, o Grupo actuou, em directo, no programa televisivo da RTP “Portugal no Coração”. Durante cerca de 15 minutos de directo, a Póvoa e as suas tradições foram mote de música e conversa. Foram deixadas, nos estúdios da RTP, lembranças do município e da JuveNorte, artesanato poveiro e ainda as Rabanadas Poveiras. À tarde, o Grupo de Cantares de Janeiras da JuveNorte, composto por cerca de 40 pessoas, deslocou-se até Belém para saudar o Presidente da República com as suas Janeiras. Este evento contou com a presença dos representantes da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o Presidente, José Macedo Vieira, o Vice-Presidente, Aires Pereira e o Vereador do Pelouro da Cultura, Luís Diamantino, que se deslocaram até à Capital para uma reunião com o Sr. presidente da República e para assistir à cerimónia e actuação.

Durante 10 minutos foram interpretados 2 temas do Cancioneiro Popular Poveiro: “Quando os Três Reis Souberam” e “Haja Alegria”. Seguiu-se o discurso do Presidente da República, onde sublinhou a importância da tradição do Dia de Reis e dos valores de entreajuda, solidariedade e partilha que lhe estão associados, considerando que “ajudam à união de todos os portugueses”.

No final a Presidência da República receberia um Presépio Artesanal, feito de Conchas e Búzios do Mar da Póvoa. Uma obra do artesão Poveiro, Adélio Gomes e a “Camisola de Lã Poveira”.

No dia seguinte, dia 7, sábado, a JuveNorte participou ainda no Encontro de Janeiras. Este evento, organizado pelo Pelouro de Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, contou também com a participação do Grupo Recreativo e Etnográfico “ As Tricanas Poveiras”, o Rancho de Navais e os Leões da Lapa. A  Associação Desportiva e Cultural de Laundos, apesar de confirmado, não pode participar nesta tradicional actividade. Os variados grupos percorreram diferentes trajectos animando a cidade. No final, os grupos reuniram-se todos no Largo Dr. David Alves para cantar “Lé, lé, lé”.

Janeiras 2012_01 Janeiras 2012_02

Contudo, a animação desta quadra não se ficou por aqui, tendo-se realizado dois Concertos de Reis organizados pela Câmara Municipal, com Escola de Música, e o apoio das Juntas de Freguesia de Rates e Beiriz. Na Igreja Românica de Rates e na Igreja Paroquial de Beiriz, nos dias 7 e 8, respectivamente, a actuação do Grupo Instrumental e o Coral “Ensaio” da Escola de Música encheu as igrejas de sons e cantares de qualidade a que este grupo sempre nos habituou.

Por sua vez, os Concertos de Reis organizados pelas Paróquias de Amorim e Laundos, com o apoio da Câmara Municipal, também nos dias 7 e 8, juntaram todos os seus coros num grande coro para celebrar o nascimento do Menino Deus e do Ano Novo, conduzindo os muitos espectadores por um melodioso Conto de Natal.

Dias felizes e repletos de música para encanto e satisfação da população.