Estes permitiram apurar que todos inquiridos reiteraram o desejo de continuar a colaborar na iniciativa e a esmagadora maioria (95 inquiridos) detém uma opinião muito positiva sobre o serviço de recolha de resíduos orgânicos.

Os inquéritos foram elaborados para avaliar o grau de satisfação dos aderentes à Operação Restauração 5 Estrelas, e foram executados em Junho de 2007, por alturas da comemoração do primeiro ano desta iniciativa que, recorde-se, arrancou a 18 de Maio de 2006 nascida de uma parceria entre o Pelouro do Ambiente da autarquia poveira e a Lipor.

A organização do serviço e as condições de recolha, a eficiência das equipas de recolha e apoio prestado ao cliente assim como as opiniões sobre os efeitos do serviço no dia-a-dia do estabelecimento foram as três grandes áreas a partir das quais se desenvolveu o inquérito. No caso da organização do serviço e condições de recolha, os inquéritos permitiram chegar à conclusão que a grande maioria está bastante satisfeita quer com o horário de recolha (que 75 dos inquiridos considerou bom), quer com o tipo de contentor (que para 85 aderentes é suficiente), quer com o espaço para a colocação do mesmo, que 96 inquiridos consideram suficiente.

Os bons resultados continuam na avaliação da eficiência das equipas de recolha. De facto, 65 dos inquiridos avalia entre “bom” e “muito bom” o nível de conhecimento destas equipas para o esclarecimento de dúvidas e 85 fazem a mesma avaliação para o asseio e eficiência na execução do serviço. A simpatia foi outros dos aspectos avaliados e agradou a 79 dos inquiridos. No que respeita ao apoio prestado ao cliente, na área da sensibilização 88 avaliaram entre o “bom” e o “muito bom”, e 69 atribuíram a mesma avaliação ao serviço de atendimento.

 

Sobre os efeitos do serviços no dia-a-dia dos estabelecimentos, apenas um inquirido encontrou entraves à separação, tendo apontado o equipamento insuficiente como obstáculo. 89 inquiridos são da opinião que este serviço de recolha contribui para a melhoria das condições de trabalho no estabelecimento, tendo todos mostrado disponibilidade para continuar a colaborar na iniciativa e 88 mostrado disponibilidade para separar outros resíduos como o vidro, embalagens, papel ou cartão. 95 inquiridos situa como “boa” ou “muito boa” a sua opinião global do serviço de recolha dos resíduos orgânicos.

A execução dos inquéritos de satisfação decorreu durante cinco semanas com início no mês de Junho de 2007. Todos os inquéritos foram presenciais permitindo um maior número de respostas, bem como um reforço da sensibilização e eventual esclarecimento de possíveis questões relacionadas com a separação dos resíduos orgânicos. 

Recorde-se que a Operação Restauração 5 Estrelas consiste na recolha, junto de estabelecimentos de restauração e similares, de resíduos sólidos orgânicos, posteriormente transportados para as instalações da Lipor onde são transformados, num processo que demora entre um e seis meses, num composto que pode ser utilizado como correctivo orgânico.