O Serviço de Teleassistência Domiciliária, promovido pelo Município da Póvoa de Varzim, é uma resposta de proximidade disponível à comunidade que funciona 24 horas por dia, permitindo que pessoas idosas ou em situação de maior vulnerabilidade permaneçam em segurança nas suas casas.
Através de um botão de emergência e de acompanhamento telefónico regular, o serviço assegura apoio em situações de urgência, promove contactos de proximidade e contribui para o combate ao isolamento.
Até dezembro de 2025, foram recolhidos 61 questionários de satisfação, junto de beneficiários maioritariamente mulheres (85,2%), com idades entre os 58 e os 90 anos (média de 77,4 anos). Os resultados evidenciam níveis elevados de satisfação global, com o serviço a corresponder — e, em alguns casos, a superar — as expectativas dos utilizadores.
Entre as dimensões mais valorizadas destacam-se o atendimento e acompanhamento em situações de emergência, o serviço Voz Amiga, fundamental no combate à solidão, e a articulação com as equipas técnicas. Os principais impactos identificados centram-se no aumento do sentimento de segurança, na redução do isolamento e em melhorias do bem-estar emocional.
O Município relembra que podem ser sinalizados e encaminhados para este serviço casos de pessoas que se encontrem em situação de maior fragilidade ou risco, reforçando a importância da colaboração da comunidade e das entidades locais na identificação de necessidades, através do contacto 917 315 485.
A Teleassistência Domiciliária continuará a afirmar-se como uma aposta estratégica do Município da Póvoa de Varzim, no reforço das políticas de proximidade, proteção e promoção da qualidade de vida da população sénior.
Este serviço é realizado no âmbito do projeto Póvoa de Varzim promove Afetos em Casa, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).




