Eduardo Faria, do Varazim Teatro, faz um balanço desta I Edição: “houve uma quebra em termos de público em relação ao ano passado. Para nós, esta quebra prende-se com as actuais dificuldades financeiras das famílias portuguesas. O público que acompanhou a Edição 0 regressou para acompanhar o cartaz deste ano, mas desta vez escolheu companhias que já conhecia e cujo trabalho apreciava”. No entanto, apesar dos números de assistência nos espectáculos não terem ido de encontro às expectativas do Varazim Teatro, associação organizadora do Festival, Eduardo Faria refere que, nesta edição, mais de 50% do público era de outras cidades: “falamos com pessoas de Braga, Coimbra, Lisboa, Porto, Aveiro… Isto deixa-nos muito satisfeitos”. Para o ano fica a vontade de trazer mais companhias estrangeiras ao Festival e de cativar novos apoios e públicos.

A Edição I do Festival Internacional de Teatro decorreu entre os dias 22 de Setembro e 4 de Outubro. “O movimento do gesto” foi o sub-título da edição deste ano que contou com a participação das companhias Nuvem Voadora, Companhiautista, Shakespeare Women Company, Próxima Estação, Teatro do Mar, Partículas Elementares, Peter Punk, Mau Artista, La Destileria, Teatro do Frio e Companhia do Chapitô.

A organização do Festival preocupou-se em apresentar peças para todas as faixas etárias e, à semelhança do ano passado, em ambientes fechados, como é o caso do Diana Bar, Auditório Municipal e Biblioteca, mas também oferecer teatro de rua ao seu público.

Veja imagens de todas as peças aqui.