As águas das praias poveiras nunca chegaram a ter qualquer tipo de contaminação microbiológica, como comprovam as análises efetuadas por precaução após ter dado à costa, no domingo, em estado de degradação, um cachalote de três metros.

Neste sentido, as autoridades acompanharam a situação e realizaram colheitas para análise a fim de verificar a qualidade da água balnear. O resultado destas análises veio corroborar a excelente qualidade das nossas águas, garantindo uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

Recorde-se que, esta época balnear, foram atribuídas oito Bandeiras Azuis às nossas praias, nas quais estas se incluem. Com este galardão, a Póvoa de Varzim vê reforçada a sua aposta turística e a escolha do nosso concelho como um destino balnear de qualidade. Em 2010, o Município poveiro lançou a campanha “Esta é a minha Praia! Póvoa de Varzim – Uma Praia para Todos”, que, como explicou Aires Pereira, Vice-Presidente e Vereador do Pelouro do Ambiente, visava reforçar a Póvoa de Varzim como um destino de férias por excelência, onde tradição se alia à inovação, e onde o sol e o mar são cartão-de-visita complementado por uma boa gastronomia e uma dinâmica cultural que se reforça no Verão. “É para a Câmara Municipal uma estratégia, um objetivo, que as praias sejam cada vez mais reconhecidas para que venha mais gente”, clarificou, recordando que muitas são as atividades económicas que, no concelho, estão dependentes do turismo balnear. “As praias são um elemento fundamental para o tecido económico do nosso concelho”, frisou.