A casa já está engalanada com uma Instalação de croché – “Flores Caídas”, por Lara Mafalda (My Beloved Craft), nas janelas e varandas. Conforme revelou a autora: “foram precisas 170 meadas de fio de algodão, 35 quilos de fio. Foram usadas 12 cores diferentes, 8 para as flores e 4 para os caules. Não as contei mas estimo que estejam na yarn bomb cerca de 2500 flores, cerca de 70 horas só a fazer flores, mais umas quantas para os caules, outras tantas para atar as flores…. Bem, muitas horas para preencher um total de 14 metros de varandas e janelas”. Para apreciar, fotografar e divulgar.

Amanhã, dia 14, a partir das 14h30, irá realizar-se em frente ao Cine-Teatro Garrett uma Oficina de croché para escolas com Lara Mafalda. A Oficina irá repetir-se, no sábado, 18 de junho, Dia Mundial de Tricotar em Público, sendo que desta vez destina-se ao público em geral, para quem gostar de tricotar…

Também a partir de amanhã, e até ao final do mês de julho, estará patente na sala de atos do Garrett, uma Exposição de fotografias Viaggio in Lapponia, de Márcia Nascimento e Nuno Costa Arquitetos: “Viaggio in Lapponia é o título de uma série de fotografias que deriva de um projeto mais amplo em torno à obra do artista Tapio Wirkkala e que teve como uma das suas principais componentes uma expedição à Lapónia. Como corpo autónomo, esta seleção de fotografias pretende revelar a investigação menos evidente mas que percorre todos os interstícios do projeto: um ensaio existencial sobre a relação entre o homem e a natureza. Perante a utopia deste desígnio, no limite, reconforta-nos essa conceção mais humilde de que o maior significado destas fotografias talvez resida naquilo que simplesmente são.”

Faz ainda parte da programação do aniversário, a Cerimónia de Homenagens do Dia da Cidade, dia 16, às 18h00, e o Concerto de Camané, a 17 de junho, pelas 22h00.

No dia 18, sábado, às 11h00 e às 15h00, haverá Visitas Guiadas ao Cine-Teatro Garrett (inscrições na bilheteira – máximo de 15 pessoas por grupo), enquanto no exterior haverá Música e Poesia na rua com Maestro António Victorino D’Almeida e Aurelino Costa, às 16h00.

Às 17h00, na sala principal, será apresentada a peça “O Cisne”, por Tiago Regueiras. “O Cisne” a partir dos textos “O Canto do cisne”, “Ivanov” e “As Três Irmãs” de Anton Tchekhov e “Hamlet” de William Shakespeare, um solo minimalista onde a beleza e força das palavras do mais estudado, lido, relido e interpretado dramaturgo russo se unem ao rigor despojado que caracteriza o trabalho desta companhia. Fazendo parte do ciclo de cinco solos que a Marácula estreou em 2015 na primeira edição do FIS – Festival Internacional de Solos, “O Cisne” inaugura a primeira incursão da companhia no universo fértil e complexo da dramaturgia de Tchekhov, um património de incontestável valor cuja revisitação permanente é um desafio para qualquer companhia emergente.

As entradas têm o custo de 3€ e os bilhetes estão à venda no Cine-Teatro Garrett.

No domingo, 19 de junho, às 16h00, haverá teatro para toda a família, com a peça “O Principezinho”. Este clássico da literatura infantil que foi escrito por Antoine de Saint-Exupéry conta a história de um menino que vivia sozinho num asteroide e que passava os seus dias a limpa-lo e a cuidar de uma bonita, mas arrogante, rosa. Ao decidir viajar pelo Universo, o Principezinho vai conhecendo várias pessoas que lhe vão dando conselhos e lições fazendo com que este entenda o significado da amizade e a insignificância dos gestos das chamadas “pessoas grandes” que se esquecem da máxima “o essencial é invisível aos olhos”. Em diálogo com o aviador, sem querer, limitando-se a ser menino, evoca os valores que deveriam ser os essenciais da vida.”

A adaptação desta obra para peça de teatro feita pela ETCetera Teatro, procura retratar a essência do livro, transmitindo a sua moral, de forma simples e dinâmica.

As entradas têm o custo de 5€ e os bilhetes estão à venda no Cine-Teatro Garrett.

Às 17h30, haverá Poesia nas varandas do Cine-Teatro com Isaque Ferreira.

O domingo termina com cinema. Às 21h30, será exibido o filme Money Monster, de Jodie Foster.

Disfrute da programação e festeje com o Cine-Teatro Garrett o seu 2º aniversário.