Terceira jornada do evento, o Torneio Aberto de Natal consiste numa competição individual com eliminação direta. Para além do cariz desportivo, este oferece uma oportunidade de confraternização, convívio e amizade entre todos os participantes, naquela que é a última prova antes das festividades de Natal e Ano Novo.

Organizado pelo Pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o PTDM vem difundindo, ao longo dos anos, os valores desportivos de aprendizagem, espírito de equipa e camaradagem entre colegas e rivais. Constituído por um conjunto de provas de participação individual e coletiva, esta atividade vem promovendo, com inegável sucesso, a prática do desporto por entre as coletividades do concelho, numa realidade que não encontra paralelo a nível nacional.