O evento surge com o objetivo de lançar novas pontes ao conhecimento, à sustentabilidade e ao crescimento local e regional do setor, numa altura em que o turismo apresenta um dos maiores índices de dinamismo e crescimento em Portugal e na Póvoa de Varzim.

O painel de convidados, todos figuras altamente conceituadas na dinamização deste setor, é encabeçado pelo mais reconhecido “self made man” português, Mário Nuno Ferreira, um dos apresentadores do Shark Tank, programa televisivo que procura descobrir e investir em novos negócios e empresários a partir de uma ideia original.

Este conceituado empreendedor, licenciado em Gestão de Empresas Turísticas pela Universidade Lusófona, rentabilizou o potencial do Rio Douro e fundou a Douro Azul na década de 90, tornando-a na empresa líder de cruzeiros fluviais em Portugal e numa das empresas de maior crescimento no País.

A provar este reconhecido sucesso, o Cais de Gaia recebeu nova noite de estrelas, no passado sábado, com Joss Stone e Sara Sampaio a brilharem no papel de madrinhas dos dois novos navios-hotel da Douro Azul, o Douro Elegance e o Douro Serenity. Construídos nos estaleiros navais de Viana do Castelo pela West Sea, do grupo Martifer, as novas embarcações representaram um investimento de cerca de 26 milhões de euros.

Esta não foi a primeira vez que Mário Nuno Ferreira trouxe estrelas internacionais ao Porto para batizarem as novas embarcações da frota da Douro Azul. Recorde-se que em março de 2013, as atrizes Sharon Stone e Andie MacDowell apadrinharam o Queen Isabel e o AmaVida.

A acompanhar Mário Nuno Ferreira e Aires Pereira no debate, estarão Frederico d´Orey, doutorado em Ciências Empresariais e responsável técnico pelo projeto marca Portugal, no Ministério da Economia; Jorge Marques, doutorado em Turismo, Lazer e Cultura pela Universidade de Coimbra e investigador no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, da Universidade de Coimbra e Susana Ribeiro, doutoranda em Turismo, na Universidade de Coimbra e mestre em Turismo e Desenvolvimento Rural pela Universidade Católica Portuguesa.

A conferência, dividida em três momentos fundamentais, procurará envolver, esclarecer e dinamizar os agentes económicos locais e regionais relativamente às oportunidades, desafios e ameaças ao setor e qual o melhor caminho a seguir para a proliferação de um turismo de qualidade, com base na riqueza das suas próprias experiências profissionais.

Num primeiro momento, em show-room, será dada a oportunidade de encontro para empresas e agentes, o que permitirá um melhor conhecimento mútuo, troca de contactos, promoção global e o estabelecimento de um trabalho mais dinâmico e em rede. Seguir-se-á o debate com os distintos conferencistas, e logo a seguir uma sessão de perguntas e respostas.

Para mais esclarecimentos relativamente a este evento, deve contactar o Gabinete de Promoção ao Investimento, Investe+, através do contacto telefónico 252 090 193, por e-mail (investemais@cm-pvarzim.pt) ou acedendo ao portal da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.