Foi apresentado, ao final da tarde de ontem, o programa comemorativo dos 50 anos da elevação da Póvoa de Varzim a cidade com o tema “Cidade: Novos desafios”.
O Presidente da Câmara Municipal começou por agradecer à Comissão de Honra das comemorações do cinquentenário, bem como às associações do concelho e Juntas de Freguesia que prontamente aceitaram integrar e colaborar ativamente no programa comemorativo.
No seu discurso, Aires Pereira atestou que “quem escolhe a Póvoa de Varzim sabe, pela garantia de uma constância de muitos anos, que temos uma fiscalidade estabilizada; e que a única alteração, se se proporcionar, será no sentido da sua descida e do aumento da qualidade de vida. Se dúvidas houvesse quanto ao acerto das nossas políticas, os últimos Censos dissiparam-nas”, uma vez que o nosso concelho foi um dos poucos do País a conseguir aumentar o número de habitantes e de alojamentos.
Aires Pereira concluiu que “um bom governo da cidade exige proximidade aos cidadãos. A cidadania não se esgota no exercício do voto – a cidadania é para nós um ativo político permanente, que urge promover e valorizar, na imensa diversidade dos seus contributos. É por isso que, desde há três décadas, o momento central da celebração do Dia da Cidade é a homenagem do município à Cidadania”.
Igual entendimento partilhou José Macedo Vieira, autarca eleito entre 1993 e 2013 e que atualmente preside a Comissão de Honra deste cinquentenário, ao referir que “nós tivemos essa longa experiência de participação dos cidadãos na minha presidência, sendo disso exemplos a Reabilitação da Rua da Junqueira, da Rua 31 Janeiro, do Parque da Cidade, do Mercado Municipal e, particularmente a Avenida Mouzinho de Albuquerque. Falamos de planeamento, organização, cooperação, audácia, visão futurista e alguma coragem”.
Às intervenções, seguiu-se a declamação de poemas por José Carlos Vasconcelos do seu livro O mar a mar a Póvoa, e um momento musical por Raúl da Costa, jovem poveiro e pianista internacionalmente reconhecido.
O programa comemorativo dos 50 anos, que culminará a 16 de junho de 2024 numa cerimónia com a participação de um relevante artista português no Pavilhão Municipal, irá integrar as mais variadas iniciativas. A primeira agendada é a exposição de arte “Cá…pela Cidade”, de Afonso Pinhão Ferreira, já no próximo dia 17 de novembro.
Até ao final deste ano, será lançado o nº 55 do “Póvoa de Varzim – Boletim Cultural”, uma edição comemorativa dos 50 anos de Elevação da Póvoa de Varzim a Cidade, e o livro “Bem Servir a Póvoa – Manuel Ribeiro de Castro, Abade de Navais e Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim”, sob a coordenação de Fernando Souto. Para 2024, também está previsto o lançamento de mais publicações, nomeadamente “Cego do Maio: Memória, Recuperação do Salva-vidas”, “Póvoa de Varzim na Belle Époque: Panorama da vida cultural e do Turismo Balnear” e “A várias mãos #8”.
Além da literatura, a arte também terá lugar de destaque neste programa do cinquentenário, com a realização de peças de teatro musical e de revista, espetáculos de dança, residências artísticas, documentários, concertos de géneros variados e, ainda, a inauguração de esculturas de José de Azevedo, Professor João Marques e A Pescadeira, em homenagem à comunidade poveira.
Ainda as iniciativas em parceria com várias associações culturais, recreativas e desportivas, também estas, muito em breve apresentadas. Acompanhe a atualização do Programa dos 50 anos de Elevação a Cidade aqui.