Passar para o conteúdo principal

Para terminar os lançamentos de livros que acontecem todos os anos no Correntes d’Escrita, esta tarde Alicia Kopf apresentou o seu livro Irmão de Gelo e Filipa Martins lançou o seu mais recente livro, Na memória dos Rouxinóis. As duas escritoras estiveram acompanhadas das suas editoras.

 Irmão de Gelo é a história de uma jovem mulher, artista em formação, em busca de um caminho. É ainda a história do seu fascínio pelo gelo, da obsessão pelos pólos da Terra e por quem teve a coragem de os desbravar: heróis como Scott, Amundsen e Shackleton, que pela primeira vez pisaram as regiões geladas do planeta.

Mas há outros gelos neste romance, talvez ainda mais frios do que os gelos reais: o irmão de gelo da narradora, que vive congelado dentro de si mesmo, aprisionado pelo autismo; e o gelo das relações familiares, um espaço de convivência frio, carregado de silêncios e mutismos, marcado por amores falhados.

Num romance lírico e erudito que desafia todos os géneros, Alicia Kopf traça a ténue linha de separação entre dois mundos o da realidade e o do desejo, o do afeto e o da distância, para pôr a nu o abismo entre o que somos e o mundo em que caminhamos.

“Jorge Rousinol nem sempre foi Jorge Rousinol. Até 5 de agosto de 1945, era o Sete, um número primo.” É assim que começa a história da vida de Jorge Rousinol, um matemático galego que sempre defendeu o poder do esquecimento como o melhor instrumento para a tomada de decisões. Porém é uma estranha decisão para quem nunca quis recordar, no final da vida encomenda uma biografia para perpetuar as suas descobertas, as suas desilusões e as suas pequenas glórias. O biógrafo escolhido acaba por ser alguém com quem privara décadas antes e que se vê, ele próprio, envolvido em memórias que hão de surpreender o leitor.

Um romance em três tempos (o do passado do biografado, o do passado do biógrafo e o do presente que os une) que confirma a escrita fantástica, inesperada e inovadora de Filipa Martins com a leveza e a rara sensualidade que atravessa a vida destas personagens.

Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.