Sofia Silva tem 10 anos e terminou o 1º ciclo no ano letivo de 2016/2017. Desde muito cedo mostrou um interesse enorme pelo desporto.

Paralelamente, tem um gosto particular pela música: aprendeu piano durante quatro anos, tem aulas de guitarra clássica há dois e atualmente aprende violoncelo.

O seu percurso na escrita começou aos oito anos, depois de ter lido algumas dezenas de livros e ter contagiado alguns dos seus amigos de turma para a leitura.

Inspirada em viagens de férias e num gosto muito especial por felinos, decidiu pôr mãos á obra e criar uma aventura muito sua, na cidade de Paris e arredores.

Mara Andrade demostrou a sua apetência para as artes. Muito firme e convicta gostou sempre de oferecer aos amigos e família trabalhos por si executados na área do desenho, manifestando um especial gosto por livros.

Mara frequentou o Colégio da Gandarinha desde o Jardim de Infância até terminar o 1º ciclo. No 5º ano do Articulado na Escola EB 2/3 Dr. Ferreira da Silva iniciou a aprendizagem de violino, tendo concluído o 5º nível com catorze anos.

De momento frequenta o curso cientifico-humanístico de Artes Visuais e pretende ser uma grande ilustradora no futuro, pelo que aceitou o desafio de ilustrar o seu primeiro livro com apenas 16 anos de idade. Na escola onde estuda é presença ativa em vários projetos e faz parte da Amnistia Internacional.

As duas meninas tiveram a oportunidade de falar sobre o seu livro e sobre a aventura que é escrever e ilustrar um livro. “Quem raptou o Meia-Lua?” passa-se em Paris, uma sociedade secreta constituída por gatos reúne-se com o intuito de desvendar os mistérios da Cidade-Luz. No entanto, numa dessas reuniões, um dos elementos do grupo desaparece subitamente.
Segue-se uma série de peripécias, aventuras, correrias e muito mistério em busca do gato perdido e que leva o nosso grupo a locais tão distintos como a Casa-Museu de Monet, em Giverny, o Château de La Madeleine ou até a Disneyland Paris. Pelo caminho, depara-se com alguns dos criminosos mais procurados de Paris e mete-se em problemas que jamais poderia imaginar e dos quais não se sabe se conseguirá escapar.

Aventura com criminosos procurados, humor, rivalidades amorosas e problemas inimagináveis são os temas fortes deste livro apaixonante.

Sofia e Mara contaram com uma presença muito especial para esta conversa, a presença das suas mães. As mães das jovens acompanharam-nas não só pelo fato de estas serem menores, mas também para partilhar o seu testemunho. Ambas explicaram como viveram o processo com as suas filhas e ainda como surgiu o gosto pela leitura, que foi algo que sempre lhes incutiram desde muito pequenas.