Este projeto do Rotary Club da Póvoa de Varzim nasceu em novembro de 2007 e, atualmente, conta com a colaboração de 31 professores para ministrar 44 disciplinas. Para o ano letivo que agora começa estão inscritos, até ao momento, 161 alunos.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, esteve presente na sessão e transmitiu que “o mundo em que vivemos exige de nós uma formação contínua”. O autarca entende que a Universidade Sénior é “uma vida que nos espera a todos, em que temos uma formação informal que vai de encontro ao nosso currículo mas também aos nossos desejos e vontades de formação pessoal”, ou seja algo “que nos vai completar e dar prazer”.

Para Luís Diamantino, a vinda à Universidade é também uma oportunidade para “nos tirar de casa e trazer para a companhia dos amigos, criar novos amigos e termos, com certeza, mais vontade de viver”.

Sobre o corpo docente da instituição, Luís Diamantino referiu tratar-se de “professores voluntários que prestam à comunidade um serviço gracioso mas que também lhes faz bem a eles pois continuam a sentirem-se úteis naquilo que fazem”.

Em suma, o Vice-Presidente conclui que “há aqui uma junção de vontades – alunos e professores – que faz da comunidade poveira uma comunidade mais sã”.

A cerimónia teve como convidada Luísa Lima, Professora Catedrática do ISCTE-IUL, que falou sobre “O poder dos laços sociais” (subtítulo da sua obra Nós e os outros).

Foi ainda inaugurada uma exposição de fotografia digital patente na Universidade.