A ação foi proporcionada pelo município em colaboração com a Horpozim, entidade parceira da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim neste projeto de orientação formativa n’ A Nossa Horta.

A Nossa Horta é um projeto de incentivo à agricultura sustentável, à alimentação saudável, à economia familiar, à sensibilização para a vida natural e fortalecimento do espírito de comunidade e partilha.

Recorde-se que, desde a apresentação do projeto, em abril do ano passado, que são mais de 100 talhões que estão a ser cultivados por munícipes. Os poveiros têm conseguido tirar da terra muitos dos hortícolas essenciais para a alimentação das suas famílias.

No sábado, cinco diretores da Horpozim estiveram n’ A Nossa Horta, com um grupo de utilizadores dos talhões a fazerem a avaliação do trabalho que tem sido feito, apontando pontos de melhoria em cada horta, esclarecendo dúvidas e orientando os novos agricultores com conselhos, de acordo com as necessidades de cada um.

Tratou-se de uma ação informal, em que cada munícipe pôde esclarecer as dúvidas quanto aos seus métodos de trabalho e a experiência que tem tido com as culturas aplicadas no terreno.

Os diretores da Horpozim, incluindo Carlos Alberto Lino, o presidente da associação de horticultores da Póvoa de Varzim, empenharam-se na explicação de algumas técnicas para ultrapassar questões relacionadas com o problema dos terrenos se encontrarem com excesso de água, devido aos meses consecutivos que tivemos de chuvas.

Os utilizadores dos talhões também tiveram curiosidade sobre a nova época de plantação que se aproxima, tendo a sessão de esclarecimento apontado ainda algumas orientações nesse âmbito.