Sendo este um destino muito desejado pelos utentes, o Município da Póvoa de Varzim decidiu levá-los a revisitar as suas memórias, descobrindo ou voltando a locais que fazem parte da sua história de vida, neste caso o Santuário de Fátima.

A atividade contou com o acompanhamento de elementos da corporação e uma ambulância da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, o apoio gracioso de um tocador de concertina, Tiago Eusébio Soares, uma das surpresas para a animação do convívio do grupo que também contou com o Professor de Música que habitualmente participa nas atividades dos centros ocupacionais.

O programa do dia começou com a Missa, celebrada na Basílica da Santíssima Trindade (transmissão no canal televisivo Canção Nova), seguindo-se o almoço nas instalações do Departamento de Hospedagem do Santuário de Fátima.

No período da tarde, participaram numa visita guiada à exposição “Os Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual” e o lanche realizou-se na viagem de regresso, no Parque de Merendas da Cúria.

Com a promoção deste tipo de iniciativas que fomentam a intergeracionalidade, a Câmara Municipal reforça o seu trabalho social de proximidade, consagrado no Plano Estratégico 2020-2030, valorizando o envelhecimento ativo, o apelo à memória dos mais idosos e o reforço de um sentimento de pertença à comunidade local.