Trata-se da Final das Olimpíadas da Escrita que contará com a participação do escritor vencedor do Prémio Saramago (2006) para lançar o tema a partir do qual dos 108 alunos apurados irão elaborar uma história à volta desse assunto, em prosa ou em poesia.

O concurso, que se destina a alunos do 2º e 3º ciclos e secundário, está integrado no Projecto Escola da Minha Vida.

Os trabalhados produzidos serão depois sujeitos à apreciação e avaliação do júri, composto por um representante de cada Escola, que irá atribuir os prémios aos três melhores trabalhos de cada escalão (A – 2º ciclo | B – 3º ciclo | C – Secundário) e categoria (prosa e poesia).

Os prémios serão entregues na Festa de Encerramento das actividades do Projecto Escola da Minha Vida que se realiza no dia 5 de Maio, às 14h30, no Pavilhão Municipal.