Realizou-se, ontem, no Cine-Teatro Garrett, a 5ª Reunião do Conselho Metropolitano de Vereadores da Cultura. Este ano, estas reuniões estão a realizar-se nos diferentes municípios como forma de aproximação às diferentes realidades e idiossincrasias da região.
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim fez questão de dar as boas vindas aos Vereadores da Cultura dos concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP) que se deslocaram à nossa cidade, realçando a importância deste trabalho em rede e conjunto, sobretudo num tempo de grandes dificuldades e complexidade.
O Presidente da Câmara referiu-se aos encargos que a descentralização veio acrescentar às autarquias, considerando que este será o maior desafio das Câmaras Municipais desde a instituição do poder local.
Entre os vários assuntos debatidos na reunião, os Vereadores da Cultura das Câmaras Municipais da AMP ou seus representantes falaram sobre o desenvolvimento da Carta Metropolitana para a Cultura e os projetos em curso no âmbito do Projeto Mater 17, a decorrer com a participação de todos os 17 municípios da AMP.
Desde logo o Cor(p)o Metropolitano, espetáculo com a colaboração de todos os concelhos da AMP que se realizará no dia 2 de outubro em Espinho. A Póvoa de Varzim estará representada por um coro constituído para o efeito, no âmbito desta iniciativa, no ano passado, por elementos dos vários grupos folclóricos do concelho.
De realçar ainda a iniciativa Sons no Património que, na Póvoa de Varzim, consiste num concerto de Ana Bacalhau e Quarteto Verazin. O evento será ao ar livre, a 8 de outubro, na Praça do Centro Histórico de Rates, com entrada gratuita.