O
especialista em
História da Educação fez uma análise cronológica do estado da
escola em Portugal que dividiu em três fases: 1890 a 1910 – O chapéu da
moda; 1910 a
1926 – Período da I República e 1910
a 2010 – Cem anos de República.

Segundo António Nóvoa, no primeiro período
vários países começam a construção do modelo escolar contemporâneo, movimento
no qual Portugal marca presença. Esta altura coincide com o movimento de
produção de estatísticas internacionais que comparam os diversos países e
começa a tornar-se muito nítido o discurso do atraso educacional em Portugal
nos finais do século XIX e a ideia de que a Monarquia quer o atraso e o
analfabetismo das pessoas. A este propósito, o orador referiu o enorme impacto
causado pelo Manifesto de 1897 de Benardino Machado onde é dito que “dos cinco
milhões de habitantes que constituem a população portuguesa, quatro milhões
vivem na mais sombria ignorância: são analfabetos. Tudo isto é mais do que uma
vergonha, é um verdadeiro crime”. É neste debate, na transição do século XIX
para o século XX, que o sentimento se torna num debate político, afirmou
António Nóvoa, acrescentando que a falta de instrução é apontada como causadora
de todos os males sociais. Neste sentido, o orador citou António José de
Almeida que defendia que “à Monarquia convém a ignorância. A Monarquia dá-se
bem com a ignorância e a degradação intelectual do povo. Só a República poderá
dar instrução ao povo, fazendo cidadãos, essa é a matéria-prima de todas as
pátrias”.

Sobre o
período da I República (1910-1926), António Nóvoa disse que “introduziu
Portugal na Modernidade educativa”. Criou um sistema escolar comparável ao dos
outros países europeus mas os seus resultados e realizações ficaram muito aquém
do que havia sido sonhado e prometido, informou, acrescentando que “é este talvez
o drama da nossa educação: voluntarismo a mais e concretizações a menos”. Este
período é marcado por uma convicção fortíssima dos republicanos de que o homem
vale sobretudo pela educação que possui e é na escola primária que verdadeiramente
se há-de formar a alma da pátria republicana. Na luta contra o analfabetismo
são criadas, nesta altura, as Escolas Móveis que iam pelo país procurar
alfabetizar as pessoas. No entanto, esta iniciativa não deu grandes frutos
tendo em conta que “no início da I República havia 69% de analfabetos e em 1930
esse número tinha reduzido somente para 62%, ou seja, em cerca de 20 anos, só
houve uma redução de 7% na taxa de analfabetização”. Perante estes números, os
republicanos sentem-se profundamente desiludidos com o resultado da sua acção.
Outra desilusão prendeu-se com a inclusão da escolaridade obrigatória (5 anos)
e ensino primário superior (8 anos) pois “no final da I República apenas uma em
cada três crianças frequenta o ensino primário geral e apenas 2% estão
inscritas na 4ª classe”. Consciência social, cidadania e associativismo marcam
este ciclo republicano.

António
Nóvoa definiu os cem anos da República como: “cem anos de esforços para
conseguir que todas as crianças e jovens tenham acesso à escola”; “cem anos de
esforços para conseguir inscrever uma cultura letrada, uma cultura escolar num
país avesso ao conhecimento e à ciência”; “cem anos de esforços para criar
infra-estruturas e condições, materiais e profissionais, para o desenvolvimento
da escola”. A propósito, o orador citou Agostinho Campos: “a realidade impõe-se
ao sonho, ao ideal, mas não passa ao querer”. E lembrou António Sérgio, que já
em 1918 referia a “plasticidade do português que foi capaz de se adaptar a
tantas culturas” mas, em contrapartida “tem dificuldade em lidar com a cultura
escolar”. Uma citação que obteve acordo por parte de José Macedo Vieira,
Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que atribuiu à genética e à idiossincrasia do povo português a
característica inata de “não ter perseverança” e ser quase que incapaz de dar
continuidade aos seus projectos. “O nosso comportamento e resultados depende
muito daquilo que somos”, concluiu o autarca.

A iniciativa
integra-se num Ciclo de Conferências organizado pela Câmara Municipal da Póvoa
de Varzim e pelo “O Comércio da Póvoa de Varzim” que teve início no dia 15 de
Junho com Mário Soares e termina a 5 de Outubro com João Marques.

O Ciclo de
Conferências insere-se na programação de Comemorações, na Póvoa de Varzim, que
assinalam o Centenário da Implantação da República. “Na Maré da República”,
título das Comemorações na Póvoa, arrancou oficialmente em Fevereiro, altura em
que foram apresentadas algumas das actividades previstas e anunciado o sítio
oficial do evento.

No sítio das Comemorações está disponível
informação sobre as Comemorações na Póvoa de Varzim, com a Agenda Local, em
constante actualização, a apresentação dos vários parceiros, uma área para
actualizações noticiosas, entre outros. Disponibiliza ainda informação sobre a
República na Póvoa de Varzim, apresentando a cronologia local, a toponímia, os
Rostos da República, a imprensa e imagens da época. Dando uma visão global, o
sítio tem também uma área sobre informação a nível nacional, disponibilizando
conteúdos sobre a Bandeira e o Hino Nacionais, a 1ª Constituição da República,
entre outros.