Nos dias 27 de março e 3,10 e 17 de abril, vai decorrer no Arquivo Municipal um Curso de Paleografia Livre intitulado “Quem enverga a pena?” – identificação de escritas manuscritas.
Este curso permitirá ao público adquirir competências na identificação do autor de um texto manuscrito. Questões como “Quem escreveu esta carta?” ou “Foi a mesma pessoa que escreveu estes dois documentos?” serão revisitadas ao longo das 4 sessões propostas. O público será, ainda, incentivado a trazer exemplos próprios que tenha, como cartas antigas ou outros documentos.
A formadora que vai estar à frente deste curso é Neusa Cunha licenciada em Biologia e mestre em Criminologia, pela Universidade do Porto, com pós-graduação em Perito Caligrafo Judicial, Grafística, Documentoscopia e Sociolinguística Forense, pela Universidade Autónoma de Barcelona e doutoranda em Ciências Forenses na Universidade do Porto. Entre 2001e 2005 esteve ligada à Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e desde 2006exerce funções no LEDEM – Laboratório de Exame de Documentos e Escrita Manual, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, na realização de relatórios.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para o email: arquivomunicipal@cm-pvarzim.pt ou através telefone 252-090 003.
A participação no Curso inclui certificado de participação.