Este documentário, comentado por João Delicado e pelo Padre Jesuíta Paulo Duarte, fala dos peregrinos percorrem o Caminho de Santiago a pé durante 500 milhas. Dormem em beliches, muitas vezes ao som de ressonadores incríveis, debatem-se com bolhas nos pés, lesões debilitantes, contemplam paisagens deslumbrantes, muitas vezes debaixo de um sol escaldante ou de chuva gelada. Encontram a bondade de estranhos e até surge o inesperado romance. Os sentimentos variam entre a profunda tristeza e a profunda dúvida, riem com amigos e experimentam o esgotamento total. Tudo isto encontra-se garantido a quem percorre o Caminho de Santiago. Por toda a Espanha, o Caminho sagrado estende-se para oeste até a cidade de Santiago de Compostela, onde se diz que os ossos do apóstolo São Tiago estão enterrados. O Caminho é mundialmente famoso, a UNESCO nomeou-o Património da Humanidade e o Conselho da Europa declarou o primeiro itinerário cultural europeu. Milhões de pessoas de todo o mundo já percorreram estes Caminhos desde há mais de mil anos. Em 2010, mais de 270.000 pessoas tentaram realizar o seu Caminho – cada um procurando algo. Na Idade Média, os peregrinos buscavam o perdão dos seus pecados e a admissão no céu. O Caminho permanece, para muitos, uma busca de fé. Outros começam sem qualquer impulso espiritual na sua mente, mas mesmo assim são atraídos para examinar as suas crenças pessoais e o propósito da vida. Outros percorrem o Caminho simplesmente pelo desafio físico. Seja qual for a sua motivação, ninguém pode prever como o seu Caminho se desenrolará, que amigos irão encontrar, que demónios pessoais ou anjos enfrentarão, ou que transformações os peregrinos sofrerão no final da sua jornada. Walking the Camino é uma visão de perto de uma das tradições mais consagradas pela humanidade. Ao seguir peregrinos de todas as esferas da vida enquanto eles tentam atravessar um país inteiro a pé com apenas uma mochila, um par de botas e uma mente aberta, testemunhamos o poder magnético e milagroso do Caminho para mudar vidas. Impulsionados por um chamamento inexplicável e um grande senso de aventura, cada peregrino lança-se de coração e alma na sua jornada a Caminho de Santiago e, mais importante, numa jornada pessoal para si mesmo. A entrada é  livre até à lotação da sala (sujeita a inscrição) que podem ser efetuadas no  Grupo dos Amigos do Caminho de Santiago Póvoa de Varzim.