Tomé de Sousa recebeu o título da Comenda da Ordem de Cristo sendo também comendador de Rates e Arruda.

Com o objetivo  de consolidar o domínio português no litoral brasileiro, Tomé de Sousa foi nomeado a 7 de Janeiro de 1549, como primeiro Governador  Geral do Brasil, tendo por fim fundar e fortificar a cidade de Salvador.

Fez edificar fortalezas militares em vários pontos estratégicos da costa brasileira com o objectivo de proteger a colônia das invasões estrangeiras.

Durante seu governo os jesuítas foram para o Brasil e deram início ao processo de evangelização dos indígenas brasileiros, tendo tido o apoio de Tomé de Souza e contado com a sabedoria e comando do padre Manuel da Nóbrega. Tomé de Sousa veio a falecer em Portugal no ano de 1579. Encontra-se sepultado, com sua esposa, no Convento de Santo António da Castanheira, em Castanheira do Ribatejo.

Neste congresso que tanto se vai honrar o nome de um homem ilustre, a sessão de abertura será dia 5 de julho às 15h00. De seguida, às 15h30 o tema “Tomé de Sousa: acção, memória e ritualização” serão discutidos por Amélia Polónia e Conceição Meireles Pereira (Universidade do Porto). Às 16h00 toma a palavra Paulo Sá Machado (Comissário Geral do Congresso Internacional) para falar sobre “Tomé de Sousa na Filatelia”. No final, às 16h30 horas  será apresentado por José Augusto Maia Marques ( Professor, Instituto Superior da Maia) o tema  “ Cartografia da América do Sul no tempo de Tomé de Sousa”.

Às 17h00 Flávio Avelino de Novaes (Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia) expõe o tema  “O marco da Fundação de Salvador”. O primeiro dia do congresso acaba com a participação, às 17h30 de Komlan Gnamatsi (Togo) e Sanvee Francisco Byll (Togalo-Francês) que vão debater  “A dimensão oeste africana da vida do Governador Tomé de Sousa”.

Para o segundo dia, dia 6 o programa prevê a as seguintes participações: às 10h00 “A emigração do Concelho de Freixo de Espada à Cinta para as chamada -possessões ultramarinas-“, por Jorge Guerra Duarte (Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta); às 10h30  “ Pero, Já vais de Caminho?”, por  José Valle Figueiredo (Poeta, Ensaísta e Professor); às 11h00 fala-se sobre “As ligações de Tomé de Sousa a Esposende: A Honra de Palmeira de Faro”, com Manuel Albino Penteado Neiva (Licenciado em História pela Universidade do Porto. Professor; às 11h30  “A fundação de Salvador e as relações entre o Governo Geral e os indígenas:conflitos, alianças e trabalho”, tema trazido por Maria Hilda Baquero Paraíso (Universidade da Bahía. Às 12h00 será a sessão de encerramento.