Como a grande maioria dos clubes da Póvoa de Varzim, o Centro Desportivo e Cultural de Navais, que em 2006 comemora o seu 25º aniversário, desenvolve diversas actividades desportivas nas quais conta com a participação dos jovens da freguesia de Navais. Em constante competição, o Centro Desportivo tem quatro equipas de futebol e uma equipa de atletismo, onde o mais importante é a diversão e a prática saudável de desporto.
Para envolver a população da freguesia são desenvolvidas outras actividades como o torneio de malha, sueca, jogos tradicionais, entre outras.
A Clássica da Primavera, a mais antiga clássica do calendário velocipédico, surge como uma afirmação natural da audácia e vontade do Centro Desportivo em ver o ciclismo como uma vertente importante do desenvolvimento da sociedade. Como tal, realiza-se em 2006 mais uma edição desta importante prova.
Em 1981, Manuel Zeferino, natural de Navais, venceu a Volta a Portugal, enchendo de orgulho a pacata freguesia. Talvez daí tenha surgido a vontade de criar um clube, que acabaria por ser oficializado em 16 de Dezembro de 1981. Com uma equipa de ciclismo amador, o clube ganhou o Campeonato Nacional de Ciclismo Popular, o Campeonato Nacional de Aspirantes e muitas outras provas por este país fora. Mas, com a extinção do ciclismo amador, a equipa do Centro Desportivo e Cultural de Navais viu-se incapaz de granjear apoios para se tornar profissional. O clube acabou por abandonar esta modalidade mas o inconformismo levou-os a lutar por uma prova de ciclismo com o actual sucesso que tem a Clássica da Primavera, já na sua 12ª edição.

Actividades: Atletismo (M / F)
                     Ciclismo
                     Ciclo-crosse