O evento, que distingue o mérito desportivo dos poveiros, a cada época, teve, este ano, o maior número de galardoados, 554 pessoas, o maior número de espectadores, mais de 2500, e mais de 6000 visualizações do direto via Facebook.

Foram homenageados atletas, treinadores, árbitros e dirigentes das seguintes modalidades: Andebol, Artes marciais, Atletismo, Automobilismo, Badminton, Basquetebol, Boccia, Bodyboard, Ciclismo, Dança, Futebol de praia, Futevólei, Futsal, Ginástica acrobática, Ginástica de trampolim, Karaté, Kickboxing, Motonáutica, Natação, Pesca desportiva, Pólo Aquático, Ténis de Mesa, Ténis de praia, Tiro, Vela adaptada, Voleibol e Desporto escolar (Atividades rítmicas expressivas, Basquetebol, Bodyboard e Natação). Consulte aqui a lista de galardoados.

Além das distinções, a cerimónia contou com momentos apoteóticos de animação que tiveram a participação de Dancebox Performing Arts Center, MC Barbarella, Ases, União Poveira de Karaté e Associação de Capoeira e Artes Marciais da Póvoa de Varzim.

No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, começou por referir-se ao crescimento verificado ao longo dos anos: “de 2014 até hoje o número de poveiros galardoados cresceu 208%” e “tudo faremos para que a prática desportiva, entre nós, continue a crescer”.

Para provar a importância que o Município atribui à prática desportiva, o edil referiu-se ao investimento municipal nesta área quer através de infraestruturas e equipamentos, subsídios e eventos que, “tudo somado, atingiu em 2017, mais de 3 milhões de euros e, este ano, não ficará atrás. A Póvoa de Varzim é, de facto, uma Cidade de Desporto, uma cidade segura e de bem-estar. O Desporto é, hoje, marca da nossa identidade urbana. A Póvoa de Varzim é Desporto!”.

Aires Pereira manifestou o seu “reconhecimento a quantos (família, clubes, técnicos,..) contribuíram para que tantos jovens poveiros tivessem, neste ano, o êxito desportivo que hoje distinguimos”.

O Presidente da Câmara fez ainda questão de pedir um forte aplauso para dois poveiros presentes na Gala do Desporto que fazem parte da Seleção Portuguesa de Futsal com atletas portadores de síndrome de Down, que venceu o Campeonato Europeu FIFDS (Federação Internacional de Futebol para Síndrome de Down). São eles o selecionador nacional, Pedro Silva, e o atleta Ricardo Silva, utente do MAPADI.