A iniciativa concretiza-se no âmbito da política de proximidade implementada pelo Presidente da autarquia poveira que pretende ir ao encontro das pessoas e transmitir-lhes a inteira disponibilidade do município: “Não hesitem. Contactem-nos”, transmitiu.

Para além de querer ouvir dos responsáveis das freguesias o que consideram ser intervenções necessárias a nível de obras, Aires Pereira fez questão de alertar os Presidentes das Juntas para a questão social.

O edil informou que o município vai dar muita importância à área social durante o mandato tendo criado, para o efeito, um fundo social no valor de 150 mil euros para apoiar famílias carenciadas do concelho.

O autarca advertiu para a importância dos Presidentes de Junta sinalizarem os casos de carência nas freguesias e canalizarem para os serviços da Câmara Municipal.

A nível de intervenções para Laundos, António Pontes, Presidente da Junta de Freguesia, referiu a necessidade de criação de uma Casa Mortuária e a pavimentação de algumas ruas, nomeadamente, a Travessa Celestino Sá Eiras e a Rua de Rapijães. Para estas intervenções, a autarquia fornece os materiais e a Junta assume a mão-de-obra, sugeriu Aires Pereira.

Outra preocupação comum aos autarcas é a criação de um parque de estacionamento como solução ao condicionamento do trânsito no Monte São Félix, por questões de segurança.

No imediato, será feito o levantamento das necessidades de saneamento para definir prioridades de intervenção.

Paulo João, Presidente da Junta de Freguesia de Rates, solicitou a manutenção e remodelação da iluminação no Centro Histórico, bem como um arranjo urbanístico que conferisse maior colorido à zona.

A criação de um estaleiro, de uma via paralela à ecovia, de dois abrigos de passageiros, de um Posto de Atendimento ao Cidadão e de um Parque Infantil são outros dos anseios do Presidente da Junta a que o Município irá dar resposta.

Ao pedido de remodelação do Parque Verde, integrado no EcoMuseu, Aires Pereira respondeu que a médio/longo prazo deveria ser feito um estudo, uma solução estruturada, para todo o complexo do parque e EcoMuseu com sustentabilidade de futuro.

A requalificação de algumas vias e o saneamento também são uma preocupação da freguesia que carece, igualmente, de intervenção no Núcleo Museológico e sanitários públicos.

O alargamento do cemitério, necessidade já apresentada por outras freguesias, é também sentida em Rates e Balasar. Para além disso, José Araújo solicitou o apoio do município para a empreitada do parque, em frente à Sede da Junta, nomeadamente, no fornecimento dos materiais necessários para arranjo urbanístico e realização de parque de estacionamento. A Praceta do Lago também será alvo de um arranjo, colocando em funcionamento o lago aí existente, de modo a conferir uma imagem mais aprazível àquela zona comercial.

Tal como em Laundos, também em Balasar será efetuado o levantamento de necessidades em termos de saneamento para definir prioridades de intervenção.

Estas foram mais três freguesias ouvidas no caminho de uma gestão participativa que o executivo municipal está implementar por um concelho mais coeso.