O Presidente da União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, Carlos Maçães, conduziu o roteiro pela freguesia que terminou com uma reunião de trabalho.

Esta visita dá continuidade à política de proximidade que o executivo municipal tem vindo a implementar desde o mandato anterior estabelecendo um contacto mais direto com todas as freguesias do concelho.

Em Amorim, Aires Pereira foi recebido por alguns empresários das mais diversas áreas de atividade com o objetivo, como o próprio transmitiu, “de sentir as empresas do concelho, valorizar o vosso trabalho e conhecer o contributo que dão para o desenvolvimento da nossa economia”. Para o edil, “o sucesso da Póvoa de Varzim é o sucesso das nossas empresas”.

O primeiro local da visita foram as Confeções Virgínia Castro que no próximo mês completam 31 anos de existência. Cerca de 30 funcionárias dedicam-se à confeção de calças de ganga numa empresa que prima pela qualidade.

Já na Zona Industrial de Amorim, o Presidente visitou a Felmac Malhas e Confeções, Lda, fundada em julho de 1999. A empresa dedica-se, desde o início da sua formação, à confeção de artigos de vestuário e tem como principais clientes estrangeiros.

Seguiu-se a Póvoa Hidráulica, uma empresa que comercializa produtos e acessórios para camiões. Entrou no mercado em abril de 1995 e desde 2001 está na Zona Industrial de Amorim. Nesta empresa encontram-se produtos ligados à área da hidráulica e pneumática e são comercializadas tomadas de força, bombas e motores hidráulicos, válvulas, guinchos, amortecedores, depósitos, cabos de comando, transmissões, filtros, entre outros.

Há 10 no mercado, está também situada em Amorim, a UrbanKey, que direciona a sua atividade para a revenda de uma vasta gama de produtos ligados à área dos automatismos e acessórios de chaves auto. A aposta na investigação e desenvolvimento baseada na experiência culminou em 2015 numa marca registada e exclusiva com a denominação “Smart Control by UrbanKey”.

Outa empresa deste Parque Industrial e bem conhecida no mundo da moda e do calçado é a Prof. A Prof Shoes Store tem lojas espalhadas por todo o país e a sua grande aposta atualmente é a venda online, que tem vindo a crescer nos últimos anos.

Seguiu-se a empresa Auto Furtado, Lda., uma oficina de manutenção e reparação de sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de veículos automóveis, para além do comércio de pneus.

A marca internacional OTIIMA também está sediada na Zona Industrial de Amorim e alberga três grandes áreas de atuação: indústria (metal/ serralharia), tecnologia e arquitetura. A propriedade, produção e comercialização de todas as obras associadas à marca OTIIMA em Portugal é realizada pela empresa ECOSTEEL, que também é a sede da OTIIMA. Outro ramo da empresa OTIIMA dedicado à produção de trabalhos artísticos a nível nacional e internacional é a OTIIMA ArtWorks.

A última empresa a ser visitada foi a Pipemasters. Fundada em 2003, dedica-se à construção e montagem de todo o tipo de estruturas metálicas, tubagens e diversos equipamentos industriais, recorrendo a modernos processos de execução e utilizando tecnologias inovadoras. Além dos variados serviços que presta, a nível internacional, dedica-se também à formação e realiza Cursos de Formação em Soldadura nas suas instalações.

A tarde terminou com uma reunião de trabalho com o objetivo de serem identificadas áreas de intervenção na freguesia de Amorim. Neste sentido, Carlos Maçães sugeriu a colocação de sinalética no Parque Industrial de Amorim para uma melhor organização do espaço. Além disso, referiu que existem duas ruas na freguesia que devem ser alvo de obras de requalificação, nomeadamente, a que faz a ligação da Aldeia Nova ao Minipreço e a ligação da rotunda do Minipreço à Zona Industrial de Amorim.

O Presidente da Câmara Municipal manifestou a disponibilidade do Município em colaborar nestas obras considerando a segunda intervenção de caráter mais urgente tendo em vista o aumento que a Zona Industrial de Amorim vai sofrer. E a propósito desta zona, alertou para a necessidade de limpeza, reparação e manutenção do Parque Industrial de modo a garantir melhores condições aos empresários instalados.