O “Integrar Valoriza” é um projeto nacional, criado pelo Alto Comissariado para as Migrações, que vai permitir ao Município da Póvoa de Varzim reforçar a sua missão de promover a integração e inclusão social de todos os munícipes, em particular das pessoas migrantes, requerentes de asilo e refugiadas.

Este protocolo vai fazer com que a autarquia tenha mais facilidade em “trabalhar em rede com as entidades públicas e privadas com responsabilidades na área do acolhimento e da integração de pessoas imigrantes em diferentes áreas, como habitação, emprego e educação”, referiu Andrea Silva, assim como “vai ajudar a combater a exploração laboral, contribuindo para a dignidade de todos aqueles que chegam ao nosso concelho”.

Importa referir que a Câmara Municipal tem, no Centro de Atendimento Municipal (CAM), o Gabinete de Apoio ao IEmigrante (GAIE), disponível para prestar apoio e informação à comunidade migrante residente na Póvoa de Varzim.