Esta prioridade é assumida pela Câmara Municipal para com os poveiros há já quase um ano, traduzindo-se na disponibilização de mais de um milhão em verbas diretas de apoio social, conforme o balanço já divulgado no final de janeiro.

Para Aires Pereira, “a análise da oscilação do número de pedidos de apoio é importante para que tenhamos a real noção de como evolui o impacto socioeconómico causado pela situação pandémica junto da comunidade poveira”.

Ao todo, durante o mês de fevereiro, a autarquia dedicou cerca de 50.500,00 € para responder a um total de 317 pedidos de ajuda

Só em alimentação foram gastos 9000 €, valor que permitiu preparar entregas ao domicílio de cabazes alimentares e de mais de 3000 refeições gratuitas. O Município da Póvoa de Varzim concedeu, ainda, perto de 6.500,00€ em apoio mensal de tarifário social da água e de tarifário familiar a cerca de 600 famílias do concelho.

Complementarmente, o Fundo Local de Emergência Social alocou cerca de 35 mil euros para viabilizar mais de uma centena de pedidos de apoio à habitação (28.824,87€), alimentação (1.571,92€), saúde (3.835,59€) e educação (222,34€). Ainda em relação à educação, importa referir que, este mês, o Município da Póvoa de Varzim investiu 13.000 € em equipamentos informáticos (cartões de dados, hotspots e webcams) para os alunos dos Agrupamentos de Escolas de Aver-o-Mar, Dr. Flávio Gonçalves, Campo Aberto, Cego do Maio e de Rates. Esta verba junta-se às inicialmente destinadas para melhorar o acesso às aulas online no Agrupamento de Escolas Campo Aberto, na Escola Secundária Rocha Peixoto e no Agrupamento de Escolas de Rates.

Mantém-se como principal preocupação do Executivo Municipal que a ajuda chegue, em tempo útil, a todos aqueles que dela mais precisam. Por essa razão, intensificou-se a divulgação das linhas de apoio (inclusive as de apoio psicológico e apoio a vítimas de violência doméstica) em todos os meios de comunicação e, também, nas embalagens distribuídas gratuitamente pelos estabelecimentos de restauração poveiros e nas refeições entregues aos agregados familiares dos alunos com escalão A e B.

Veja abaixo o balanço detalhado dos apoios sociais atribuídos pelo Município da Póvoa de Varzim durante o presente mês de fevereiro: