Esta prioridade é assumida pela Câmara Municipal para com os poveiros há já quase um ano, traduzindo-se na disponibilização de mais de um milhão em verbas diretas de apoio social, conforme o balanço já divulgado no final de janeiro.

A análise mensal da oscilação do número de pedidos de apoio é importante para que tenhamos a real noção de como evolui o impacto socioeconómico causado pela situação pandémica junto da comunidade poveira.

Assim sendo, durante o mês de março, a autarquia dedicou mais de 42.000,00 € para responder a um total de 636 pedidos de ajuda, apoiando ao todo 761 beneficiários. Comparativamente ao mês de fevereiro, o número de pedidos de ajuda aumentou; apesar de o valor necessário para dar resposta aos mesmos ter diminuído ligeiramente, devendo-se esta diferença à fase de desconfinamento gradual em curso.

Destes pedidos, 210 foram no âmbito de refeições, tendo sido servidas, ao domicílio, 2834 refeições gratuitas, o que se traduz num encargo de aproximadamente 6700 €. Ainda na área da alimentação, procedeu-se ainda à distribuição de cabazes alimentares, a famílias carenciadas do concelho, no valor de mais de 1500€.

Complementarmente, o Fundo Local de Emergência deu resposta a mais de uma centena de pedidos, investindo cerca de 27 mil euros no apoio à habitação (20 320,67€), alimentação (3 934,19€), saúde (2 415,88€) e educação (256,29€).

O Município da Póvoa de Varzim despendeu ainda, durante o mês corrente, aproximadamente 7 000,00€ em apoio direto a mais de 650 famílias beneficiários de tarifário social da água e de tarifário familiar.