Antes da entrada no período da Quaresma, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim convida-o a deliciar-se com um prato que privilegia a carne, o tradicional Cozido à Portuguesa.

As diferenças na confecção desta iguaria estão essencialmente ligadas à preparação dos ingredientes. Nalguns casos a opção recai sobre os produtos frescos, noutras prefere-se a utilização de carnes de porco salgadas, o que obriga a que previamente se coloquem de molho e, noutros casos, ainda, recorre-se a uma marinada para acentuar o sabor… Seja de uma forma ou de outra, a Póvoa de Varzim convida-o a deliciar-se com mais esta sugestão nos 18 restaurantes aderentes à receita deste mês. São eles: A Lapa, Belo Horizonte, Bodegão, Bom Gosto, Costa, Estrela do Mar, Firmino, Mata, O Campino, O Marcelino, O Nosso Café, O Pátio, O Transmontano, Os Amigos da Canastra II, Recife, Romero, Santo André e Vela Atlântica.

Para confeccionar o cozido, compre pernil, orelha, rabo, costelas e cabeça de porco, carne de vaca, frango do campo, bacon e enchidos, penca, batatas e cenouras, vinho tinto, sal, alhos, loureiro e cominhos. Tempere as carnes de porco com vinho tinto, sal, alho, loureiro e cominhos q.b. e deixe marinar de um dia para o outro.

Num tacho com água deixe as carnes a cozer. Quando estiverem cozidas tire-as da água e coloque os enchidos, as batatas às rodelas, as cenouras e, por fim, a penca já cortada e bem lavada. Prepare a travessa com as batatas, os legumes e as várias carnes, sendo guarnecido com arroz branco.

Para coleccionar as receitas que fazem parte desta campanha, basta levantar no Posto de Turismo da Póvoa de Varzim o Guia dos Sabores Poveiros. Lembramos que, em Janeiro, as iguarias recomendadas foram as Papas de Sarrabulho e os Rojões e que, em Março, poderá experimentar nos restaurantes aderentes Polvo Grelhado ou Assado e Filetes de Polvo.

Saiba mais sobre os Sabores Poveiros.