Durante três dias (13,14 e 15 de Outubro) cerca de 50 jovens, entre os 9 e os 30 anos, vindos de Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Fafe, Vizela e Póvoa de Varzim juntaram-se pelo prazer do desporto e da aventura.  Mas a competição saudável, o contacto com a natureza, o convívio e a troca de vivências e costumes entre participantes de cada concelho estavam também entre os objectivos a alcançar nas várias actividades em programa.

Logo no primeiro dia, decorreu uma Caça ao Tesouro nocturna, uma prova que teve como vencedores a comitiva representante do município de Vieira do Minho. O descanso foi curto, já que na manhã seguinte, Sábado, os aventureiros se levantaram bem cedo para preparar a segunda prova dos jogos: um percurso com dez actividades que incluía, entre outros, uma prova de BTT, tiro ao alvo com arco, zarabatana, cama elástica, peddi papper, uma prova de orientação, escalada numa teia em corda, uma prova de andas, etc. Aqui, a grande vencedora foi a delegação poveira.

No Domingo, e como que a anteceder a adrenalina da prova que iria decorrer à tarde, os participantes desfrutaram de uma passeio turístico matinal, que compreendeu um percurso por todas as freguesias do concelho. Os campos masseira, únicos no mundo, o Monte de S. Félix ou ainda o centro da cidade da Póvoa de Varzim foram alguns dos pontos visitados. À tarde iniciou-se, então, a terceira e última actividade, uma prova de orientação. Munidos de mapas e bússolas, os participantes lá tentaram chegar ao fim da prova, sendo que, mais uma vez, foi a delegação de Vieira do Minho a arrecadar o prémio.

rates 02

Mas como a competição saudável, o convívio e a boa disposição são provas que, também elas, merecem ser ultrapassadas, a organização previu ainda a atribuição de prémios dentro destas categorias. Assim, a Póvoa de Varzim ganhou o prémio para a delegação mais divertida, Vila Nova de Famalicão o prémio para a delegação mais criativa e Vizela foi considerada a delegação com mais fair play.

rates 01

Os “Jogos de Aventura e Prova de Orientação” fazem parte do plano de actividades que a AMAVE distribui por cada município associado, cabendo a cada um a organização da iniciativa atribuída. Para a organização deste evento, a Câmara Municipal, representada pelo Pelouro da Juventude/Casa da Juventude, contou com o apoio de três professores de Educação Física, voluntários, para a realização das actividades. A Escola Prática de Administração Militar (EPAM) deu também o seu contributo, no que respeita a apoio logístico, ao fornecer as tendas e preparação das refeições. No que respeita às actividades propriamente ditas, uma associação desportiva do concelho preparou o espaço com o equipamento desportivo e organizou ainda as actividades que animaram os jovens durante todo o fim-de-semana.