No Largo do Passeio Alegre, entre as 10h00 e as 20h00, decorre até domingo, 21, uma exposição ao ar livre aberta ao público em geral. Visite e ficará a conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela Marinha, em todas as suas vertentes.

Além de estarem expostos diversos veículos e meios usados em situações de combate, busca e salvamento, também há atividades desafiantes para todas as idades. Pode ainda experimentar o batismo de mergulho também disponível no local.

No domingo à tarde, 14 de maio, realizou-se a abertura oficial da exposição que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.

Paralelamente, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, decorrem batismos de mar – navegação no Porto de Pesca.

O Museu Municipal e a Biblioteca Diana-Bar também se associaram a esta celebração.

Até dia 21, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, poderá visitar, no Museu Municipal, a exposição “Marinha e Modelismo” em que estão patentes modelos de navios da Marinha portuguesa de várias dimensões.

A abertura oficial desta exposição decorreu a 13 de maio, sexta-feira, e contou com a presença da Vereadora Andrea Silva.

Por seu lado, no Diana-Bar vai realizar-se a conferência “A Marinha – 700 anos”, no dia 17, às 18h30. O Dia da Marinha é festejado a 20 de maio, celebrando a chegada da Armada de Vasco da Gama a Calecute, em 1498. A Marinha Portuguesa foi formalmente criada no dia 1 de fevereiro de 1317, por Carta Régia de D. Dinis. Este importante documento, também conhecido como “Contrato de Pessanha”, estabelece pela primeira vez a organização permanente da Marinha e nomeia o genovês Manuel Pessanha como Almirante do Reino de Portugal.

Importa ainda realçar que o areal da Praia do Carvalhido vai receber uma grande variedade de competições de ténis de praia: no dia 17, das 14h30 às 18h00; 18, das 10h00 às 12h00; 19, das 09h00 às 19h00; 21, das 09h00 às 16h00.

No dia 18 de maio, quinta-feira, às 21h30, a Banda da Armada volta a atuar na Póvoa de Varzim, desta feita num concerto ao ar livre, no Auditório da Lota.

O ponto alto das celebrações está marcado para o Dia da Marinha, domingo dia 21 de maio. A cerimónia religiosa terá lugar na Igreja Paroquial Nosso Senhor dos Navegantes, às 9h00, em Vila do Conde e será presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga. No final da cerimónia, as altas entidades presentes, a saber, o Ministro da Defesa Nacional de Portugal, Azeredo Lopes, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Silva Ribeiro, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira e a Presidente da autarquia de Vila do Conde, Elisa Ferraz, irão deslocar-se para a Avenida Infante D. Henrique, em Vila do Conde, para a cerimónia militar e desfile naval, a realizarem-se a partir das 11h00.

Consulte o programa completo do Dia da Marinha aqui.