Acompanhado pelo Secretário de Estado da Energia, João Galamba, Matos Fernandes foi recebido, esta tarde, pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, na sede da empresa. Localizada no Parque Industrial de Laúndos, a Energie investiu perto de um milhão de euros neste aumento de cerca de 1500 m2 das suas instalações para o desenvolvimento e fabrico de painéis solares termodinâmicos para climatização de águas quentes sanitárias.

Aires Pereira recordou o incêndio que destruiu um terço da empresa no passado mês de fevereiro. “Apenas um mês antes desta calamidade, a Energie tinha realizado a cerimónia de lançamento da primeira pedra desta nova unidade produtiva e estávamos longe de imaginar as adversidades que enfrentaríamos, não somente o incêndio que deflagrou há cinco meses mas a pandemia que afetou a economia do país”. Segundo o edil, “a Energie é uma marca distintiva daquilo que de bom se faz no nosso concelho” e, por isso, “é um orgulho para a Póvoa de Varzim acompanhar o crescimento da empresa numa Zona Industrial que está a assumir um papel preponderante na economia da região, com grandes investimentos em curso e com excelentes oportunidades para as empresas”.

Para o Presidente da Câmara Municipal, “este é o tipo de empresa que vale a pena investir os nossos recursos, com a recuperação que se prevê. A Energie está focada na área do ambiente e sei que a descarbonização é um tema caro a este Ministério, não gastar o nosso planeta à velocidade que o vínhamos gastando. Sei a vontade que existe em ajudar as empresas que se dedicam à área ambiental e todos não somos muitos para levar esta tarefa a bom porto”. O autarca garantiu que a Câmara Municipal estará disponível para continuar com parcerias ativas para o desenvolvimento industrial e para aquilo que pretendemos para o nosso futuro coletivo: melhor qualidade de vida, mais e melhor emprego e mais riqueza”.

O Ministro do Ambiente congratulou a empresa poveira por ter contrariado todas as adversidades dos últimos meses e ter conseguido reerguer-se em tão pouco tempo: “este é um exemplo excecional da fibra dos empresários portugueses e, sendo uma indústria diretamente relacionada com o ambiente não poderia estar mais feliz”. Matos Fernandes relembrou que Portugal foi o primeiro país a apresentar o Roteiro para a Neutralidade Carbónica, projeto que pretende que, em 2050, a totalidade da energia consumida pelos portugueses seja proveniente de fontes renováveis. A existência de empresas como a Energie comprova que este é um negócio rentável além de contribuir para a redução de emissão de gases.

O CEO da Energie, Luís Rocha, afirmou ter sido um dia extremamente feliz para a empresa, apenas a seis meses de completar 40 anos de existência. “Nos anos 80 a consciência ambiental estava longe de ser aquela que experienciamos hoje, mas a Energie cedo se posicionou neste segmento das energias alternativas. O percurso tem sido feito com passos seguros e hoje é mais um marco histórico para nós”.