Neste sentido, foi aprovada a contribuição de 114.000€ para a criação de seis espaços residenciais de habitação plurifamiliar para os jovens da Casa do Regaço. Este financiamento por parte do Município da Póvoa de Varzim será essencial para viabilizar a sua construção. Esta infraestrutura dará a resposta adequada em termos de recursos humanos, pela sua proximidade com a Casa do Regaço, e promoverá a transição para a vida adulta de jovens que, pelo seu percurso de vida, precisam de condições para o fazerem com autonomia e dignidade.

O Executivo, fazendo jus ao reconhecimento que a Câmara Municipal recebeu enquanto Entidade Empregadora Inclusiva, confirmou também a criação de um novo protocolo de inserção profissional, com o objetivo de permitir a entrada de dois jovens da Casa do Regaço no mercado de trabalho. Aires Pereira referiu que igual regime de emprego protegido já se verifica com doze funcionários provenientes do Mapadi e que, ao ser agora alargado, é um “motivo de orgulho e obrigação para o serviço público que prestamos”.

No âmbito do Programa de Apoio ao Movimento Associativo, foi aprovada a atribuição de uma ajuda total de 7.681€ para despesas fundamentais (água, gás e energia elétrica) a sete associações locais – Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira, Associação Desportiva e Recreativa Académico de Belém, Associação Cultural e Recreativa da Matriz, Grupo Recreativo de Regufe, Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras”, Leões da Lapa Futebol Clube e União Desportiva de Beiriz.

De forma a viabilizar a continuidade da Cantina Social, o Executivo Municipal determinou a aprovação de um apoio direto à Beneficente – Associação de Solidariedade Social, no valor de 90.000€. Foi igualmente aprovada a concessão de apoios à Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, no valor de 90.000€, e ao Mapadi, no valor de 103.000€.

Foram ratificadas as medidas excecionais e temporárias propostas pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, no sentido de prevenir a propagação da COVID-19 no concelho da Póvoa de Varzim, bem como de reforçar os apoios sociais a todas as famílias carenciadas ou que se encontram em situação de especial vulnerabilidade por causa da pandemia. Consulte todas as medidas em vigor aqui e aqui.