Centenas de pessoas envolveram-se neste projecto e acarinharam-no desde a primeira hora. Prova disso foi a adesão a esta iniciativa, aplaudida durante todo o percurso. S. Pedro também colaborou com esta actividade e fez aparecer um bonito dia de sol.

O mesmo já não aconteceu no dia seguinte, domingo, altura em que se realizou a Cerimónia da Paz, no Pavilhão Municipal. A chuva teimou em se fazer sentir e a Marcha pela Paz, integrada nesta Cerimónia, não pôde ser realizada. Segundo Mário Ferraz, impulsionador do Encontro, “a paz não é taciturna, pode ser uma festa bonita e foi isso que aconteceu nesta iniciativa. Fizemos a simbiose entre a dança – com a participação da Academia Sport Spirit –, a música – com a actuação da banda Neil Grove – e o canto – através dos tenores Ana Maria Seixas e Mário Ferreira”. Quanto à adesão do público, Mário Ferraz explica que “as pessoas participam nesta festa por tradição e é com agrado que vemos público de todas as idades”.

Mas, como o próprio sublinha, o ponto alto da Cerimónia foi colocar a flor branca na Taça da Paz. Várias pessoas seguiram o exemplo do organizador e de Luís Diamantino, vereador do Pelouro da Cultura, e deixaram a sua flor na Taça da Paz.

Taca Paz 2010

No primeiro dia do ano, às 16h00, no Porto de Pesca, as flores deixadas serão lançadas ao mar.

Também desde ontem pode deixar a sua mensagem na Árvore da Paz, colocada no Diana Bar até dia 15 de Janeiro. Entre as 10h00 e as 18h30, a organização convida-o a deslocar-se até à Biblioteca de Praia e a deixar uma frase inspiradora.