O evento, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e do Vice-Presidente do município, Luís Diamantino, garantiu três dias de grande animação à cidade, com muito convívio, iguarias gastronómicas do agrado dos poveiros e um programa cultural sempre muito preenchido.

À semelhança dos anos anteriores, os Leões da Lapa abriram para almoço e para jantar e presentearam o município com uma grande variedade dos melhores sabores do mar. Entre os pratos de peixe e marisco mais concorridos estiveram a sardinha assada, a caldeirada de peixe, o carapau com molho de escabeche, as espetadas de lula e camarão da costa, o polvo cozido, a sapateira recheada e umas sempre apetecíveis rabanadas à poveira, como sobremesa, que adocicaram a boca dos visitantes.

No programa da festa não faltaram atuações musicais, folclóricas e etnográficas, que começaram logo na sexta-feira à noite, com as Rusgas do Bairro Sul 2016. Este regresso ao S. Pedro foi acolhido com forte entusiasmo pelos presentes, nomeadamente pelos que não tiveram oportunidade de estar na sua terra natal pelo S. Pedro. As rusgas apresentaram-se em infantis, casados e seniores.

Sábado foi dia de música popular ao vivo, que manteve a animação até altas horas da noite, com as atuações dos DinoSeniores e dos Meninos do Rio.

O evento fechou em festa, no domingo, com a atuação do Rancho Tricanas da Lapa. As “modinhas poveiras” divulgaram os usos e costumes da terra e embelezaram o jantar dos muitos visitantes e curiosos.

A 9ª edição da Festa do Mar, que foi inaugurada a 18 e 19 de agosto de 2007, deu continuidade ao esforço dos Leões da Lapa e das Tricanas da Lapa em divulgar a gastronomia do município, conjugando uma festa de cariz popular, cultural, de lazer e animação com os melhores pratos poveiros. 150 pessoas trabalharam incansavelmente para o sucesso do evento, que angariou fundos para ajudar a suportar os custos que a associação tem durante o ano.

Depois da realização do Arraial Poveiras e da Festa da Francesinha Colegial, esta foi a terceira festa apresentada pelo evento “Póvoa ao Ar Livre – o Verão conVida”, atividade patrocinada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que pretende promover, semanalmente até final de agosto, festividades e arraiais realizados com esforços e dedicação de várias entidades poveiras.

A quarta etapa do Póvoa ao Ar Livre terá lugar entre 12 e 15 de agosto com a 11ª edição da Festa da Sardinha, organizada anualmente pela Juvenorte.

O município da Póvoa de Varzim convida-o a participar ativamente nesta iniciativa cem por cento poveira e assim desfrutar em família dum verão ao ar livre cheio de festa, convívio e diversão.