A cerimónia contou a presença da Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, do Comissário Europeu para o Emprego, Assuntos Sociais e Exclusão, László Andor e do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Macedo Vieira.

“O homem sonha e o mundo avança” referiu o ‘pai’ do MAPADI que há 33 anos dirige a associação com o objectivo de ajudar pessoas com deficiência que pertencem a famílias carenciadas para que tenham melhores condições de vida e, se possível integrá-los no mercado de trabalho.

Macedo Vieira apontou o MAPADI como um exemplo de conjugação de esforços da administração central, da Câmara Municipal e do contributo filantrópico de várias pessoas lembrando que a autarquia já atribuiu à instituição a Medalha de Reconhecimento Poveiro pelo trabalho prestado. O autarca aludiu à qualidade das instalações da instituição que conta com “240 clientes” e disponibiliza agora o Centro de Emprego Protegido (CEP) com lavandaria, horta e floricultura e ainda doze residências autónomas para cidadãos individuais e casais, “experiência inédita em Portugal” acrescentou Macedo Vieira. “Hoje também me sinto feliz porque contribui para esta obra” manifestou o edil referindo que a Câmara Municipal participou na reconstrução do telhado, contribuiu com mais de 500 mil euros para aquisição dos terrenos e com 25 mil euros para o licenciamento da obra e apoiou com 100 mil euros a construção do CEP.

Perante as instalações do MAPADI Terroso, László Andor revelou que estará empenhado para que o Fundo Social Europeu apoie projectos como este afirmando que “Portugal pode ser e é utilizado como modelo para outros países”.

Helena André
Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André

Helena André referiu-se ao MAPADI como uma instituição de referência através da qual é possível ver a execução do conceito de solidariedade num trabalho activo de cooperação. “Ao lado do objectivo de bem-estar e inclusão subjacente e esta instituição, também está a criação de postos de trabalho – 27 – factor muito importante no combate ao desemprego” aludiu a Ministra informando que esta obra insere-se no Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – PARES e contou com um financiamento público de mais de 500 mil euros. E sobre o investimento do país relativamente a pessoas com deficiência, Helena André revelou que “desde 2004, passamos de 15 mil lugares para pessoas com deficiência para mais de 22 mil” acrescentando ainda que foram empregues 1193 milhões de euros em acordos de cooperação entre a Segurança Social e Instituições Particulares de Solidariedade Social.

MAPADI Terroso_ministra

O MAPADI em Terroso estende-se por uma área de 35 mil metros quadrados, onde funcionam a lavandaria e as estufas, com 27 trabalhadores, 15 dos quais deficientes. Actualmente, a lavandaria já trata 200 quilos de roupa por dia de restaurantes e lares da região e, nas estufas, as rosas e as alfaces são vendidas para fora.

No CEP foram investidos 750 mil euros, 70% dos quais financiados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e 100 mil euros, pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Já finalizadas estão ainda as residências autónomas, cada uma com um quarto, uma sala, uma pequena cozinha e uma casa de banho, num dos poucos projectos do género existentes em Portugal, prontas a receber deficientes com autonomia suficiente para residirem sozinhos, com a privacidade de uma casa particular, mas em “comunidade fechada”, com refeitório, a assistência médica e de enfermagem e fisioterapia conjuntos. Cada casa poderá albergar duas pessoas, sejam casais ou familiares. O complexo custou 850 mil euros e foi cofinanciado pelo programa PARES.